Regional 20.04.2024 15H47
Vítor Oliveira candidata-se ao PS Guimarães e já tem nome para as autárquicas de 2025
Pretende ver Adelina Paula Pinto, vice-presidente do Município de Guimarães, a candidata à presidência nas eleições autárquicas do próximo ano.
O vimaranense Vítor Oliveira, antigo chefe de gabinete de Domingos Bragança, anunciou hoje que é candidato à presidência da comissão política concelhia do PS de Guimarães. "Guimarães Primeiro" é o lema da candidatura dada a conhecer este sábado no decorrer de uma sessão ordinária da Comissão Política. Diz que nos últimos dois anos e meio reuniu com autarcas, empresários, cidadãos comuns, instituições e militantes e dos quais sentiu "apoio" para a apresentar um projeto "de todos e para todos".
O anúncio surge também com outra garantia: vai propor Adelina Paula Pinto, vice-presidente do município vimaranense, a candidata pelo Partido Socialista à Câmara Municipal de Guimarães, nas eleições autárquicas do próximo ano. "Seria a primeira mulher socialista na presidência de Guimarães", realça num vídeo lançado este sábado.
Sobre a referida socialista, Vítor Oliveira sublinhou que "o reconhecimento do esforço, da dedicação, tem de ser a regra e não dialética ou prosa política". "Só assim é que a sociedade volta a olhar para nós com respeito e com credibilidade! Só assim é que o cidadão comum, que vota nos atos eleitorais, poderá olhar para nós, partidos políticos com seriedade e responsabilidade", argumentou na sua declaração aos militantes, deixando no ar uma mensagem para outros candidatos.
Com 45 anos, Vítor Oliveira é militante do PS há 25 e ligado ao associativismo e à causa pública desde a sua juventude. Foi ainda deputado municipal durante três mandatos e integrou, em dois deles, a direção da bancada parlamentar.
Ricardo Costa é o atual presidente da comissão política e já deixou claro que se irá recandidatar
Ricardo Costa, atual presidente da comissão política concelhia do PS vimaranense, também será recandidato ao cargo com o objetivo de assumir, nomeadamente, a candidatura do PS nas autárquicas de 2025, altura em que Domingos Bragança sairá de cena por força da lei de limitação de mandatos. Ricardo Costa é também deputado da Assembleia da República desde 10 de março, mas por ocasião da sua integração nas listas vincou a ideia de que essa responsabilidade não o afastaria do projeto político que defende para Guimarães.
Paulo Lopes Silva, vereador da Cultura no Município de Guimarães também é candidato à presidência da concelhia socialista e já manifestou disponibilidade para ser, também, candidato à CMG.
Ainda não há data para o processo eleitoral.