ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Fotografia: Marcelo Hermsdorf / RUM
Redação

Regional 28.06.2024 08H23

Vinho Verde Fest chega à 11ª edição para ser “a maior de sempre”

Escrito por Redação
O festival que mistura vinho verde e gastronomia realiza-se entre 12 e 14 de julho no centro da cidade de Braga.
Declarações sobre a 11.ª edição do Vinho Verde Fest.

false / 0:00

Vinho, gastronomia e animação. Esta é a combinação que marca o Vinho Verde Fest, que teve a programação conhecida esta quinta-feira, em Braga. Os Jardins da Avenida Central recebem a 11.ª edição do festival que decorre entre 12 e 14 de julho.


Em 2024, assegura-se que será a maior edição de sempre com 32 expositores e 14 espaços de street food num impacto económico que pretende movimentar cerca de 1 milhão de euros, metade de forma direta. Outros 500 mil euros devem impactar na economia do concelho, seja “na restauração, hotelaria ou serviços, durante os três dias, ressalta o presidente da Associação Empresarial de Braga (AEB). Daniel Vilaça avança ainda que a Câmara Municipal de Braga e a associação realizaram um investimento conjunto de “cerca de 40 mil euros” para a realização deste festival. “É um evento ganhador para a cidade, que traz uma dinâmica diferente e animação durante o fim-de-semana”, justifica.


Entre os mais de 200 tipos de vinhos disponíveis, que vão custar entre os 2 e os 4 euros o copo, cerca de 60 mil pessoas devem passar pelo certame. Além de degustações, a programação conta com concertos, showcookings e tertúlias, que vão desde conversa à volta das “castas minoritárias do vinho verde”, a atuação das mudanças climáticas na produção e o “turismo temático”, segundo o responsável pela programação, Rafael Oliveira.


Para a edição deste ano, a novidade é a inclusão da categoria de vinhos naturais entre os competidores do concurso de degustação. Este tipo, segundo o programador, tem-se tornado uma tendência, “não só nacional mas, principalmente, internacional”, assim como o consumo de vinhos com “baixo teor alcoólico, brancos e naturais”.


Já o vereador com o pelouro do Desenvolvimento Rural, Altino Bessa, destaca que sete das nove sub-regiões, dos 49 municípios produtores de vinho verde vão estar presentes, “o que não acontece em lado nenhum”, enfatiza. Altino Bessa destaca ainda que “participar no concurso de vinhos do Vinho Verde Fest e é ter um dos selos, um dos maiores reconhecimentos a nível nacional”, finaliza.



*Escrito por Marcelo Hermsdorf e editado por  Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem