Cultura 11.06.2024 17H41
"Verão em Guimarães" com Sofia Escobar e mais 33 eventos desde a cidade às freguesias
Vereador da cultura fala num verão como "não há memória" do ponto de vista da diversidade da programação cultural.
Sofia Escobar, The Gift e Conjunto Corona são alguns dos nomes que vão passar pelos 33 eventos do programa cultural "Verão em Guimarães". Para o vereador com a pasta da Cultura, Paulo Lopes Silva, estão reunidas todas as condições para um verão como "não há memória" na cidade berço do ponto de vista da diversidade de iniciativas.
A animação arranca já esta noite, pelas 21h00, com a Rockestra AMEA, no Largo Condessa do Juncal. Já Sofia Escobar só passará por Guimarães, no âmbito do “Verão é na Penha”, no primeiro fim-de-semana de setembro.
Entre os destaques está o projeto Excentricidade que terá apresentações nas freguesias de Brito, Briteiros, Guardizela e São Torcato. A 9 de agosto, no palco dos Banhos Velhos, está prevista a apresentação do novo trabalho de Conjunto Corona, ESTILVS MISTICVS, pelas 22h00.
A 29 de junho há Sunset Praça, o Festival de Música Eletrónica, no Largo do Toural. Quanto às Gualterianas, há alterações nomeadamente o palco principal que será instalado no Toural. Confirmados estão já dois nomes de três: Zé Amaro e Fernando Daniel.
O primeiro aniversário da elevação de Couros a Património Mundial da UNESCO promete ser um dos momentos altos da programação. A celebração contará com experiências 3D e imersivas com o intuito de recordar a história do local. Os The Gift são os convidados para assinalar a data com concerto no Toural.
Para os apaixonados da sétima arte, estão de regresso as ´Canções e os Filmes`, organizados pelo cineclube de Guimarães. A música emergente também tem espaço com festivais como o L´Agosto e Vai-m´à Banda.
Questionado sobre a sobreposição de eventos como o L´Agosto que recebe, entre 24 e 27 de julho, nomes como A Place to Bury Strangers, Avalanche Kaito e Sessa, que termina no mesmo dia do Rock no Rio Febras, a 27, que contará com Zebra Libra, Imploding Stars, entre outros, o vereador Paulo Lopes Silva, frisa que a estratégia está a ser pensada no sentido de preencher todos os fins de semana com programação, logo as sobreposições acabam por ser normais.
“Verão em Guimarães” é um primeiro passo para dinamizar o centro histórico que, em breve, será pedonalizado.
Na apresentação do programa que vai de junho a setembro, com 33 eventos, o presidente do Município Domingos Bragança frisou a disponibilidade da autarquia em alargar o financiamento para novas propostas que possam ser incluídas na programação, nomeadamente, nas Marchas Gualterianas. Uma forma de proteger e dar continuidade à "riqueza cultural" única das celebrações da cidade.
Pode consultar todo o programa aqui.