Regional 01.08.2025 17H31
Verão Animal aproxima jovens do cuidado animal em Braga
O programa de voluntariado no CRO chegou ao fim esta sexta-feira após um semana dde atividades junto aos animais e à população.
Sensibilizar a população para a adoção responsável e aproximar os jovens do trabalho diário no Centro de Recolha Oficial de Braga. Este foi o objetivo da primeira edição do programa de voluntariado Verão Animal, que chegou ao fim esta sexta-feira.
Os jovens durante a manhã apoiaram as rotinas diárias de higienização dos espaços, alimentação e passeios dos cerca de oitenta cães e cinquenta gatos acolhidos no local. À tarde, participaram de ações nas praias fluviais do concelho com a mascote ‘Pintas’ para partilhar boas práticas do bem-estar animal, alertaram para a importância da esterilização e da identificação dos animais de companhia.
Leonor Barros uma das voluntárias apontou que o que mais gostou foi de poder passear com os animas e que considera este trabalho realizado no CRO “importante”. Já Giulia Pereira vincou que esta experiência foi “boa, não só para mim, mas também para todos e para evoluir como pessoa”. A voluntária referiu que é preciso passar “uma mensagem para toda a gente saber que há aqui vários animais para adotar e para não os abandonar”.
O Centro de Recolha Oficial de Braga é “um dos melhores a nível nacional”
O vereador do ambiente, Altino Bessa, sublinhou que este programa é uma das ações desenvolvidas pela Câmara na proteção animal, que ainda conta, nomeadamente, com viatura de socorro animal, a provedora do animal, além do trabalho realizado junto a cinco associações, entre outras.
Segundo o autarca, o CRO de Braga é “um dos melhores a nível nacional” e recebeu intervenções nos últimos anos, como o aumento em oito boxes, em 2024, além de outros 16 que estão a ser construídos e devem ficar prontos entre o “final de setembro, outubro”, num investimento de cerca de 100 mil euros, “o dobro do realizado no último ano”, sendo 80% financiado pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). “Desde 2016, temos uma veterinária em permanência, contratamos um enfermeiro veterinário, e recentemente, ainda este ano, contratamos mais um veterinário”, refere.
A veterinária responável pelo local, Liliana Carvalho revelou que passam anualmente pelo centro, entre 800 e 900 animais e que há "cada vez menos adoções de cães e mais adoções de gatos", apontando que, em 2024, a taxa de adoção de felírios foi o dobro dos cães. Algo que decorre, segundo a responsável por ser "mais exigente ter um cão, do que um gato, para as pessoas que vivem em apartamento".
Esta foi a primeira edição do Verão Animal, que recebeu sete jovens. Segundo a responsável pelo programa Voluntaria-te da Unidade da Juventude da autarquia bracarense, Márcia Silva, o programa Voluntaria-te conta com 150 inscritos que passam por outros programas voltados para jovens entre os 15 e 30 anos, com duração semanal ou mensal, ou que durem o trimestre, durante o verão. Márcia Silva acrescentou que, para o próximo ano, o programa pode ganhar mais tempo.
Cerca de mil horas de trabalho já foram realizados pelos voluntários que participam do programa este ano, revela a vice-presidente e responsável pelo pelouro da Juventude, Sameiro Araújo. “Temos tido sempre um feedback muito positivo”, finaliza.