Academia 01.04.2025 15H12
UPA. UMinho volta a estar de Portas Abertas a partir de quinta-feira
A mostra está de regresso de 3 a 5 de abril. Além da oferta educativa de perto de 60 licenciaturas, os participantes vão ter acesso a informações sobre mestrados, pós-graduações e cursos não conferentes de grau.
A partir desta quinta-feira até sábado, dia 5, a mostra UPA – Universidade de Portas Abertas – está de volta ao campus de Gualtar, para mostrar o que de melhor se faz na Universidade do Minho (UMinho). Além da mostra da oferta educativa de todas as escolas e institutos da universidade, prevêem-se quase 50 ações paralelas, como workshops, palestras, experiências e visitas guiadas.
Teresa Ruão, pró-reitora para a Comunicação Institucional, explica à RUM que o objetivo do evento é "divulgar a oferta formativa da UMinho", com destaque para "quase 60 cursos de licenciatura". A docente adianta que há uma novidade para este ano, uma vez que além dos jovens, também professores, orientadores vocacionais, pais e encarregados de educação, que passam pela iniciativa, podem, agora, obter informação relativamente a "mestrados, pós-graduações e cursos não conferentes de grau, que habitualmente tinham locais de divulgação próprios", detalha a docente.
Para a pró-reitora, esta é uma forma de responder à aposta da União Europeia e do governo português na formação não conferente de grau. Assim, surge também na UMinho de Portas Abertas "um público adulto para uma área de atividade onde a universidade cresceu muito nos últimos anos, com a criação da Aliança de Pós-Graduação e com a expansão da UMinhoExec", acrescenta, lembrando que a instituição tem uma oferta cada vez maior de "cursos de curta duração que procuram desenvolver competências específicas para profissionais no ativo".
Já estão inscritas na UPA - UMinho de Portas Abertas 60 escolas participantes e cerca de quatro mil estudantes que surgem, sobretudo, dos distritos de Braga, Viana do Castelo, Vila Real e Porto.
A mostra vai decorrer no pavilhão desportivo do campus de Gualtar, em Braga. A entrada é livre.