Cultura 22.10.2025 16H12
Famalicão acolhe exposição de Lisa Santos Silva
Mostra está patente na Ala da Frente até 31 de janeiro do próximo ano.
'Exílios' é o nome da mostra que vai preencher a galeria municipal Ala da Frente, em Famalicão, da autoria da artista Lisa Santos Silva. As obras em exposição foram criadas a partir do resgate de fotografias do século XIX, em que a artista revisita e compõe com o uso de manchas vermelhas. A abertura oficial acontece este sábado, a partir das 18h00, com a presença da autora.
António Gonçalves, curador da galeria municipal, refere que o trabalho da artista se destaca por uma “presença poderosa”. Quanto às fotografias que Lisa expõe, sempre com a particularidade do uso de manchas vermelhas, António considera que “reinventam sensações, reforçam impressões e advertem detalhes”. “Na sua pintura há uma presença de olhares que nos exortam a atenção e uma inquietação, são seres que carregam imensa carga emocional”, reflete o curador.
Lisa Santos Silva é natural do Porto e atua em diversas áreas como pintura, escrita, fotografia, vídeo e colagem. O seu trabalho está exposto em várias coleções públicas, entre as quais se destaca o Museu da Fundação Calouste Gulbenkian, Museu Nacional de Arte Contemporânea e Coleção Manuel de Brito.
A exposição pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 10h00 às 17h30, e aos fins de semana, das 14h30 às 17h30, encerrando aos feriados.