ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Nuno Gonçalves / UMinho
Vanessa Batista

Academia 15.10.2021 12H33

UMinho vai disponibilizar no digital arquivo pessoal de Victor de Sá

Escrito por Vanessa Batista
Reitor da Universidade do Minho espera atingir este objetivo no primeiro semestre de 2022. Até ao final de outubro, serão partilhados, num jornal local, testemunhos sobre o homem que acreditava na História “como instrumento de cidadania, chave de reflexão e diálogo para pensar Portugal e para pensar o mundo”.
Declarações do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, do professor aposentado do Departamento de História da UMinho, Viriato Capela, e do doutor honoris causa da UMinho, Ramon Villares.

false / 0:00

A Universidade do Minho vai disponibilizar em formato digital todo o arquivo pessoal de Victor de Sá. O anúncio foi feito, esta quinta-feira ao final da tarde, pelo reitor da instituição de ensino superior minhota, na cerimónia de homenagem pelo centésimo aniversário do nascimento do historiador, professor e ativista.


Trata-se de um conjunto significativo de documentos de natureza histórica, política e literária, resultante da sua atividade de investigação e intervenção pública. Todo o espólio está, neste momento, na posse do Arquivo Distrital de Braga, onde todos os documentos estão a ser trabalhados e descritos, no sentido de serem disponibilizados em formato digital. Rui Vieira de Castro acredita que esse objetivo será conseguido "até ao final do primeiro semestre de 2022".


O responsável máximo da academia minhota vê nesta decisão uma outra forma, além da reedição da tese de doutoramento de Victor de Sá, de "manter viva a sua memória, o seu trabalho e também o seu tempo".


Até ao final de outubro, mês do nascimento do homenageado, serão publicados testemunhos de professores, admiradores e alunos que conviveram de perto com Victor de Sá, nas edições do Diário do Minho. A novidade foi avançada por Viriato Capela, historiador e professor aposentado do Departamento de História da UMinho.


Partilhas breves de personalidades como Manuel Alegre ou Carlos Brito, de modo a que a sociedade atual não fique "presa" às obras mais científicas.


A apresentação da reeditada tese de doutoramento intitulada “A crise do liberalismo e as primeiras manifestações das ideias socialistas em Portugal (1820-1852)”, esteve ao cargo de Ramon Villares, doutor honoris causa da UMinho. Para o professor emérito de História Contemporânea da Universidade de Santiago de Compostela, Victor de Sá partilha uma visão do período em questão "muito política, crítica e repleta de atualidade".


Nas suas palavras, Victor de Sá continua a ser um autor atual, que "está vivo porque fala para o leitor, na medida em que este possa entender um livro de história".


Os 100 anos do nascimento de Victor de Sá ficarão também marcados pela publicação, no próximo ano, da segunda edição da obra “O mundo continuará a girar”, onde serão enumerados todos os galardoados com o Prémio Victor de Sá de História Contemporânea.

Deixa-nos uma mensagem