ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Nuno Gonçalves/ UMinho
Liliana Oliveira

Academia 05.12.2023 18H30

UMinho vai criar unidade curricular opcional dedicada ao voluntariado

Escrito por Liliana Oliveira
UMinho lançou, esta terça-feira, o projeto de voluntariado "UMinho em Campo: Juntos na Transformação".
Declarações de Filomena Soares,  vice-Reitora para a Educação e Mobilidade Académica, e Sílvia Araújo, coordenadora do projeto "UMinho em Campo: Juntos na Transformação"

false / 0:00

A Universidade do Minho pretende criar uma unidade curricular opcional dedicada ao voluntariado, para o ano letivo 2024/2025.


A academia lançou, esta terça-feira, o projeto de voluntariado "UMinho em Campo: Juntos na Transformação".

Filomena Soares, vice-Reitora para a Educação e Mobilidade Académica, explicou que a ideia partiu de “um desafio lançado por uma associação de Braga para que a UMinho participasse em ações de voluntariado”. “A Universidade do Minho pode e deve participar em algo mais alargado do que em ações de voluntariado”, acrescentou.


O objetivo, revelou ainda a vice-reitora, “é promover as ações de voluntariado que já existem e tentar incluir esta responsabilidade social na educação”, ou seja, “enquadrá-las em atividades que possam contar para a avaliação de uma unidade curricular”. Nesse sentido, a academia prepara-se agora para formar docentes, para que estes saibam “como o fazer na sua unidade curricular”. “Acho que temos as condições para, com passos pequeninos, começar a incluir esta responsabilidade social nas atividades letivas”, apontou.


Sílvia Araújo, coordenadora do projeto, destaca o enriquecimento que o voluntariado pode ter no percurso académico e profissional dos estudantes.

“Estamos a tentar desenhar uma unidade curricular para permitir uma interação na licenciatura dos alunos num projeto de interação com a sociedade”, explicou.


De acordo com a responsável, este pode ser “um projeto muito enriquecedor para professores e para alunos, porque vai permitir um enriquecimento diferente e talvez trazer um novo insight sobre aquilo que poderá ser o percurso deles na Universidade e o papel deles na sociedade”.

“Estamos a tentar criar uma mensagem inclusiva e apetecível para esta juventude, de forma a tentar que eles realmente sintam que esta opção vai fazer diferença na vida académica e profissional deles”, finalizou.

A UMinho lançou hoje, Dia Internacional do Voluntário, um projeto de voluntariado, que pretende promover o bem-estar social e a solidariedade em toda a comunidade académica.

Deixa-nos uma mensagem