ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Nuno Gonçalves / UMinho
Vanessa Batista

Academia 08.04.2024 16H25

UMinho pretende instalar pelo menos mais 5 laboratórios em Famalicão

Escrito por Vanessa Batista
Ambição do reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, passa por ter em funcionamento no CIIES - Centro de Investigação, Inovação e Ensino Superior 12 grupos de trabalho.

A Universidade do Minho pretende instalar pelo menos mais cinco laboratórios no Centro de Investigação, Inovação e Ensino Superior (CIIES) de S. Cosme, em Vila Nova de Famalicão. A intenção foi avançada pelo reitor, Rui Vieira de Castro à margem da inauguração da exposição itinerante ‘Universidade do Minho: 50 anos a reinventar a educação e o conhecimento’, na passada sexta-feira.


Neste momento, o pólo da academia minhota conta com sete grupos de investigação, sendo que o objetivo passa por alcançar os 12 laboratórios num "curto espaço de tempo".


"O nosso esforço está em consolidar esta experiência, de forma a conferir uma cada vez maior consistência a este projeto, que não é uma representação simbólica, é algo que complementa aquilo que é o projeto da Universidade do Minho para a região", declara. Quanto às áreas de investigação serão sobretudo ligadas às ciências e engenharias.


Este ano, o concelho de Vila Nova de Famalicão foi considerado Região Empreendedora Europeia. Ora, o presidente do Município. Mário Passos, acredita que esta aposta da UMinho irá contribuir para mais inovação e empreendedorismo no concelho que resultará, no seu entender, em melhores condições de trabalho e possíveis aumentos salariais.


"Mais laboratórios, significa mais capacidade, mais competência e, ao fim e ao cabo, mais qualificação do próprio território. Queremos que a UMinho possa evoluir connosco, de modo a que a evolução do território seja cada vez mais alargada e consolidada", refere. 


Exposição ‘Universidade do Minho: 50 anos a reinventar a educação e o conhecimento’ passará por oito cidades.


A primeira mostra aos cidadãos aconteceu no dia em que foi assinalada a data redonda, os 50 anos da Universidade do Minho, em Braga. Agora, a exposição ruma a Vila Nova de Famalicão, mais concretamente na Praça da Cidadania, uma das seis paragens até ao destino final, a cidade berço, Guimarães.


João Rosas, presidente da Comissão Comemorativa dos 50 anos da Universidade do Minho, fala numa forma de apresentar aos cidadãos a essência da UMinho, em termos de "ensino, investigação e interação com a sociedade".


A próxima paragem desta itinerância será Ponte de Lima, sendo certo que a exposição que representa todas as unidades orgânicas da universidade irá passar por Paredes de Coura, Póvoa de Varzim, Esposende e Barcelos. 



Deixa-nos uma mensagem