ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

UMINHO
Elsa Moura

Academia 27.09.2020 09H24

UMinho preenche 98,4% das vagas disponibilizadas na 1ª fase

Escrito por Elsa Moura
Em três cursos, a classificação mínima de entrada foi superior a 18 valores.

A Universidade do Minho preencheu 98,4% das vagas disponibilizadas na 1ª fase do concurso de acesso ao Ensino Superior. Para o ano lectivo que agora se inicia, a instituição de ensino superior minhota colocou a concurso 3155 vagas, mais 240 do que no ano lectivo anterior.


Em 95% dos cursos oferecidos, a classificação do último candidato admitido foi superior à do ano transacto.


Em três cursos - Medicina, Engenharia e Gestão Industrial e Engenharia Biomédica, - a classificação mínima de entrada foi superior a  18 valores.


Em reacção a estes resultados anunciados, o Reitor da Universidade do Minho "congratula-se", salientando que se tratam de "excelentes resultados".


"A Universidade do Minho vê assim confirmada, uma vez mais, a confiança dos candidatos ao ensino superior na qualidade dos seus cursos. Os elevados níveis de procura representam uma grande responsabilidade para a Universidade, que continuará a ter como objectivo essencial da sua acção assegurar uma educação superior que se paute por padrões de elevada qualidade, contribuindo de forma decisiva para a formação das pessoas e o desenvolvimento da região", lê-se na nota do Reitor Rui Vieira de Castro aos novos membros da Academia Minhota.


A nível nacional, 50964 novos estudantes foram já colocados na 1a fase do CNA, representando um aumento de 15% face ao ano anterior, estando já colocados 30671 novos estudantes no ensino universitário (face a 27280 em 2019) e 20293 no ensino politécnico (face a 17220 em 2019), representando aumentos de 12% e 18%, respectivamente.


O Ministério assinala que o número de colocados em ciclos de estudo com maior concentração de melhores alunos (Índice de excelência dos candidatos), aumentou cerca de 29% face ao ano anterior (crescimento de 1540 para 1984 colocados).


O número de estudantes já colocados em ciclos de estudos que visam a formação em competências digitais aumenta 13% (crescimento de 6486 para 7344 colocados), a par com a consolidação da Iniciativa Nacional de Competências Digitais, INCoDe.2030.


Por sua vez, o número de estudantes colocados nas instituições localizadas em regiões com menor pressão demográfica cresce 20%, representando um aumento de 2028 estudantes. Quando considerados relativamente a 2015 o número de estudantes colocados nas regiões de menor pressão demográfica cresceu 34%.


O número de estudantes colocados no curso de medicina ou ciclos básicos de medicina é de 1548 estudantes, representando um aumento de 37 colocados face a 2019.


Por fim, o número de colocados através do contingente especial para estudantes com deficiência aumenta 39% face a 2019, com 312 estudantes colocados. No total, o número de colocados através deste contingente deficientes mais que duplica desde 2015, refletindo as alterações legislativas introduzidas neste domínio.


[Confirmação de entrada no Ensino Superior. Colocações nacionais]


Confirmar colocação 

Deixa-nos uma mensagem