Academia 18.08.2025 19H10
UMinho entre as 600 melhores universidades do mundo
No ranking nacional, a academia minhota partilha o quarto lugar com a Universidade de Coimbra.
A Universidade do Minho é uma das melhores universidades do mundo, de acordo com o Academic Ranking of World Universities 2025 (ARWU) ou o Ranking de Shanghai, como habitualmente é conhecido. Esta é já a décima presença consecutiva da instituição minhota nesta lista, que inclui as mil melhores academias do planeta.
A academia minhota surge no escalão 501-600, ao lado da Universidade de Coimbra, com quem partilha o quarto lugar no ranking nacional.
Já no ranking dos cursos, os melhores avaliados são engenharia textil, na posição 21, tecnologia e ciência alimentar, na posição 51-75 e, empatados em terceiro lugar, na posição 101-150, estão engenharia mecânica e engenharia civil.
Desde 2003, o ARWU apresenta anualmente as melhores instituições de ensino superior com base num conjunto de seis indicadores independentes para avaliar mais de 2500 academias públicas e privadas nas suas dimensões de ensino e investigação. Estes indicadores, aos quais são atribuídos pesos variáveis, medem, por exemplo, o número de alunos ou corpo académico laureados com o Prémio Nobel ou outros prémios, o número de investigadores mais citados, investigações publicadas na revista Nature e Science, investigações indexadas em índices relevantes e a desempenhado académico per capita da instituição.
No top cinco deste ano estão, por ordem, as universidades de Harvard, Stanford, MIT (todas dos EUA), Cambridge (Reino Unido) e Califórnia Berkeley (EUA). A lista completa pode ser consultada aqui.