ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Elsa Moura

Academia 31.03.2017 00H28

UMinho discute privacidade dos utilizadores na net

Escrito por Elsa Moura
O seminário "Participação Civil na governação da Internet" junta à mesma mesa investigadores do CECS, docente de Direito e responsável do Departamento de Sistemas de Informação da UMinho.

A privacidade dos utilizadores na internet vai estar em discussão na tarde da próxima quarta-feira na Universidade do Minho. O assunto é trazido a debate no âmbito do seminário “Participação civil na governação da internet”, promovido pelo Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) e a Unidade Operacional em Governação Electrónica, da Universidade das Nações Unidas.


A realidade de Portugal e Brasil estarão em comparação. No nosso país, a sociedade civil “tem estado adormecida relativamente a estas matérias”, considera a investigadora, ao contrário do Brasil, onde “houve uma intensa participação da sociedade num debate que esteve relacionado com o estabelecimento de princípios para a regulamentação da internet”, daí a presença de dois investigadores do CECS com estudos realizados em torno da governação da internet: Jamara Sousa, pós doutoranda da Universidade de Brasília/CECS, sobre 'Governação da Internet em Portugal: desafios e perspectivas' e Sérgio Denicoli, pós-doutorando do CECS - 'Regulação da internet e as políticas da era da comunicação digital'.


Apresentações que contarão também com o ponto de vista do Direito, com a análise da docente Joana Rita Abreu, da Escola de Direito da UMinho e ainda uma discussão por parte dos Sistemas de Informação, com a presença do Professor Luís Amaral.

Elsa Costa e Silva admite que a grande questão neste momento no nosso país em torno da internet está relacionada com a privacidade dos utilizadores e o desconhecimento ou desvalorização do impacto que as pesquisas pessoais na internet podem ter no dia-a-dia de quem navega na rede.


“Participação Civil na governação da internet” é o tema do seminário agendado para as 15H00 da próxima quarta-feira. Este debate que se centra de forma particular na privacidade dos utilizadores na internet pode ser o ponto de partida para uma discussão mais ampla desta problemática pouco valorizada pelos portugueses. Um seminário de entrada gratuita no auditório Escola de Engenharia, no campus de Gualtar.

Deixa-nos uma mensagem