ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Vanessa Batista

Academia 23.04.2024 17H30

UMinho desafia crianças e jovens a pensar o 25 de abril

Escrito por Vanessa Batista
"Conta-me o 25 de abril" é uma iniciativa que resulta do projeto BYou financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Têm entre 6 e 18 anos, nasceram por isso muito depois da Revolução dos Cravos de 1974, mas o tema liberdade também lhes diz respeito. Este é o mote da iniciativa "Conta-me o 25 de abril" que resulta do projeto do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade do Minho, o bYou - Estudo das Vivências e Expressões de Crianças e Jovens sobre os Media, que investiga a relação desta população (11-18 anos) com os media e do MILObs, o Observatório sobre Media, Informação e Literacia. Ambos - bYou e MILObs - do Centro de Estudos de

Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho.


A RUM conversou com a investigadora responsável do bYou e coordenadora do MILObs, Sara Pereira que sublinha o facto desta iniciativa contar não só com alunos do concelho de Braga como também da ilha Terceira dos Açores. O objetivo, do debate "Conta-me a liberdade", passa por colocar seis jovens a falar sobre a importância da liberdade e o que significa ser livre, mas também sobre as fragilidades que consideram existir para a democracia.


Além da discussão de ideias, os estudantes finalistas da licenciatura em Ciências da Comunicação da UMinho irão apresentar leituras encenadas de textos alusivos à Revolução dos Cravos. 


Por volta das 16h00, terá lugar a entrega de prémios aos seis melhores trabalhos de um total de 129 submissões que concorreram ao "Conta-me o 25 de abril", assim como algumas menções honrosas. Os trabalhos, que a responsável descreve como "irreverentes e criativos" relatam não só as suas visões sobre a importância nas suas vidas da revolução como também como foi vivido o 25 de abril, por exemplo, no mundo rural. 


A iniciativa “Conta-me o 25 de abril” tem início às 14h30 na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva. A entrada é livre. Todos os trabalhos serão publicados no site do projeto bYou.

Deixa-nos uma mensagem