Regional 03.09.2020 17H17
UMinho cede à CMB terrenos do antigo campo de jogos de Gualtar
Autarquia vai investir 2 Milhões de Euros na criação de um parque desportivo e de lazer.
Notícia corrigida
O Município de Braga e a Universidade do Minho vão assinar um protocolo de colaboração que prevê a utilização conjunta dos terrenos do antigo campo de jogos de Gualtar, situados junto ao Hospital de Braga. A informação é adiantada pela autarquia em comunicado.
Cerca de 40 hectares de terreno serão transformados num parque desportivo e de lazer, num investimento de cerca de dois milhões de euros. Os termos do protocolo serão analisados na Reunião do Executivo Municipal, que terá lugar na próxima Segunda-feira, 7 de Setembro, no edifício gnration.
Segundo a nota, o projecto inclui a requalificação integral do campo de jogos existente e a criação de uma rede de percursos pedestres no parque adjacente. O parque desportivo e de lazer deverá estar concluído até ao final do primeiro trimestre de 2022, ficando ambas as valências abertas à fruição dos membros da academia e do público em geral.
A Autarquia Bracarense ficará responsável pelo desenvolvimento do projecto de reabilitação e manutenção do campo de futebol (55mx90m), construção de bancada com 400 lugares e dos balneários.
Ao Município de Braga caberá ainda a responsabilidade de colocação da iluminação, realização de trabalhos de drenagem e abastecimento de água, beneficiação e manutenção da rede de percursos pedonais e a beneficiação e manutenção das diversas clareiras e das cinco portas de entrada no parque. O projecto inclui igualmente uma intervenção na Rua Maria Delfina Gomes, a reformulação de passeios e a criação de novos lugares de estacionamento.
Por seu turno, a Universidade do Minho ficará responsável pelo desenvolvimento do projecto de arquitectura da intervenção global (à excepção do campo de futebol, bancadas e balneários), pela reflorestação arbórea, manutenção dos espaços verdes, instalação de sistema de videovigilância, nos termos legalmente permitidos, nos circuitos pedonais e clareiras.