Academia 13.03.2023 16H21
UMinho. Alunos podem receber até 265 euros do apoio extraordinário ao alojamento
Apoio criado pelo Governo engloba estudantes não bolseiros, deslocados e beneficiários até ao 3.º escalão de abono de família.
O Governo criou um apoio extraordinário para suportar os custos de alojamento a todos os estudantes do ensino superior que sejam deslocados e beneficiários até ao 3.º escalão de abono de família.
No caso de Braga, o apoio, que passa a abranger os alunos não bolseiros, terá um valor limite de 265,92 euros. Segundo o Governo, “o número máximo de meses cobertos pelo apoio extraordinário ao alojamento são dez”, sendo que, depois da candidatura aceite, a verba transferida vai incluir retroativos ao início do ano letivo.
O despacho, assinado pela ministra Elvira Fortunato, já foi publicado em Diário da República.
A presidente da AAUMinho, Margarida Isaías, considera a iniciativa “muito positiva”, apesar de não resolver os problemas de alojamento que os estudantes enfrentam, atualmente. Ainda assim, para a dirigente associativa,
este tipo de “medidas vêm sempre a ajudar no ainda longo caminho que há a percorrer”.
“Há estudantes bolseiros que, não conseguindo um local na residência universitária, têm direito a um apoio num alojamento privado. A criação deste apoio engloba, além dos bolseiros, os estudantes não bolseiros, até o terceiro escalão do abono de família”, explicou a representante dos estudantes da UMinho.
O valor mensal do apoio extraordinário ao alojamento corresponde ao encargo efetivamente pago pelo alojamento e comprovado por recibo, até aos limites fixados no Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior para o complemento de alojamento, e variam em função do concelho onde a Instituição de Ensino Superior ou respetiva unidade orgânica esteja localizada. O valor mais alto, 310,24 euros, é atribuído aos alunos de universidades de Lisboa, Cascais, Oeiras.
As candidaturas estão abertas até 31 de março, através do site dos SASUM. Segundo a presidente da AAUMinho, “não será feita uma nova reavaliação dos critérios pela Segurança Social, para reduzir a sobrecarga administrativa”.
Para dar início ao processo de candidatura, aceda aqui. A AAUMinho diz estar disponível para ajudar os estudantes neste processo, através do e-mail aaum@aaum.pt.