Academia 22.04.2025 13H01
UMinho abre candidaturas para 59 doutoramentos e 127 mestrados
De acordo com informação disponibilizada pela academia minhota, os novos cursos abrangem ciências criminais, informática e administração pública.
Através do Portal Académico da Universidade do Minho [na área de mestrados e doutoramentos] já é possível preencher a candidatura para a maioria dos cursos de pós-graduação que a instituição disponibiliza para o ano letivo 2025/2026. Numa nota enviada à RUM é referido que a oferta global inclui 186 pós-graduações.
A Universidade do Minho oferece no próximo ano letivo 59 doutoramentos e 127 mestrados nas diversas áreas do saber. Entre as novidades estão o doutoramento em Ciências Criminais, com 28 vagas, e os mestrados em Cibersegurança, em Computação Avançada, em Inteligência Artificial e em Engenharia e Ciência de Dados, cada com 60 vagas. Prevê-se ainda o mestrado em Direção Intermédia na Administração Pública, a aguardar acreditação.
Prevê-se mais duas fases de candidaturas, conforme as vagas sobrantes e os prazos de cada Escola/Instituto da UMinho.
É também sugerida a consulta dos portais das Escolas/Institutos para tirar dúvidas ou para obter mais detalhes, como as especializações dos mestrados, os doutoramentos em regime tutorial e os 24 cursos em associação ou com instituições estrangeiras, entre outros.
Explorando continuamente novas áreas do conhecimento, a UMinho afirma-se entre as instituições congéneres e propõe múltiplas possibilidades a quem quer prosseguir estudos, especializar-se ou redefinir o seu percurso no contexto português ou internacional para enfrentar melhor os desafios futuros. Nesse âmbito, esta academia tem ainda ao dispor cursos não conferentes de grau, nomeadamente no âmbito da Aliança de Pós-Graduação da UMinho - Competências para o Futuro, da UMinho +Digital e da UMinho Exec.