ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Catarina Martins/RUM
Catarina Martins

Regional 28.03.2023 20H10

Braga dá luz verde a rádio escolar, boxe inclusivo e festival para ajudar animais

Escrito por Catarina Martins
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Orçamento Participativo ‘Tu Decides’.
Declarações da vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, Sameiro Araújo, Leandro Lamego, Patrícia Vidal e Guilherme Magalhães.

false / 0:00

‘DonaRádio 2.0’, ‘Das ruas para o ringue’ e ‘Animais abandonados: o lado sombrio da cidade!’. Estas são as três propostas vencedoras do Orçamento Participativo ‘Tu Decides!’. Promovida pelo município de Braga, a iniciativa recebeu no total 25 propostas, das quais 23 passaram à fase de votação.


Na apresentação dos projetos vencedores, que decorreu esta terça-feira, no Café-Concerto RUM by Mavy, a vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, Sameiro Araújo, destacou a "qualidade" das propostas submetidas e adiantou a intenção de aumentar a verba, atualmente de 75 mil euros, no próximo ano tendo em conta a "forte adesão" verificada, quer de projetos, quer de votantes.


Para Sameiro Araújo os números demonstram que "os jovens têm consciência cívica e querem mudar e construir algo de positivo para a sua cidade".


‘DonaRádio 2.0’, de Leandro Lamego, foi o projeto mais votado, reunindo 670 votos de um total de 3.878. O objetivo é equipar uma sala técnica de rádio na Escola D. Maria II, com equipamento de distribuição interna e externa de som e imagem, para difusão da Rádio Escolar. O projeto propõe também a instalação de televisões para projetar a tradução dos conteúdos orais para Língua Gestual Portuguesa (LGP), no sentido de "promover a inclusão".


‘Das ruas para o ringue’, com 531 votos, é a proposta de Patrícia Vidal que pretende criar uma rede de apoio através do boxe para combater o insucesso escolar e "promover a inclusão social nas escolas e nos bairros da cidade".


‘Animais abandonados: o lado sombrio da cidade!’, com 494 votos, é o terceiro projeto selecionado de Guilherme Magalhães e propõe a criação de um festival para "ajudar os animais da região". O evento contará com várias atividades, nomeadamente um mercado, uma exposição fotográfica, oficinas e um jantar beneficente, sendo que a receita arrecadada reverterá a favor de uma organização de proteção animal.

Deixa-nos uma mensagem