Regional 08.06.2024 10H48
ULS de Braga retoma curso de preparação para o parto e parentalidade
O objetivo é permitir que as mulheres lidem de “forma mais tranquila com os desafios naturais da gravidez”.
Conceder ferramentas que tornem a experiência da maternidade positiva. Este é o objetivo do curso de preparação para o parto e parentalidade disponibilizado pelo Hospital de Braga, desde sexta-feira.
Sob o mote #ébomnasceraqui, as sessões vão apresentar informações que visam empoderar as mulheres e permitir “o primeiro contacto com as enfermeiras do serviço", referiu a enfermeira gestora do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia da ULS de Braga. Para Margarida Esperança, este serviço, proporciona um "ambiente de maior segurança, redução da ansiedade e aumento da confiança”.
Assim, destaca, podem são capazes de realizar escolhas conscientes para enfrentar os desafios das diferentes fases da gravidez e puerpério, como as “emoções à flor da pele” e os “desconfortos” naturais. “Uma mulher informada consegue arranjar estratégias para lidar de forma mais tranquila com os desafios deste período”, ressalta.
O curso é composto por oito sessões, direcionadas às gravidas com 28 semanas ou mais de gestação, com componentes teóricas e práticas. “Temas cruciais como o trabalho de parto, amamentação e primeiros cuidados ao recém-nascido estão presentes”, vinca o comunicado.
*Escrito por Marcelo Hermsdorf