Regional 05.08.2024 13H26
Tuna Afonsina desfila na Marcha Gualteriana com carro alegórico
A marcha Gualteriana, em Guimarães, acontece na noite desta segunda-feira. Nas redes sociais, a Tuna de Engenharia da UMinho já desvendou alguns pormenores.
A Marcha Gualteriana sai para a rua às 22h00 desta segunda-feira, último dia das festas da cidade e Gualterianas que tem animado o centro histórico de Guimarães desde sexta-feira. Este ano conta com a participação especial da Tuna Afonsina da Universidade do Minho.
No âmbito das comemorações dos 30 anos, a Tuna de Engenharia apresenta o seu próprio carro alegórico.
Segundo explicou à RUM João Pinheiro, da Afonsina, a propósito do 30º aniversário a tuna quis participar de uma forma ainda mais ativa, emblemática e visível. "Vamos participar mais ativamente. Já estamos lá há seis ou sete anos, mas neste ano em específico vamos ter um camião nas Marchas Gualterianas", disse à RUM na altura do lançamento do programa dos 30 anos, João Pinheiro, um dos membros.
Nos anos mais recentes, a organização da Marcha Gualteriana tem vindo a alertar para o afastamento dos jovens nos preparativos e até na própria interação no decorrer do cortejo.
José Pontes, da direção da Associação Artística da Marcha Gualteriana voltou na manhã desta segunda-feira a lamentar o parco número de voluntários para participarem nos carros alegóricos. Em declarações à Rádio Santiago, lançou um apelo aos vimaranenses. "O que me custa mais agora é ter os carros, mas não aparecer ninguém para os levar. Gostava de apelar a que a população, pelo menos a juventude a ter um bocadinho de bairrismo pela cidade. A marcha é de todos e todos devíamos colaborar um bocadinho", atirou.
A confeção da Marcha Gualteriana começa cerca de quatro meses antes do grande dia e acontece com a ajuda de várias dezenas de obreiros.