Regional 13.06.2025 12H55
TUB compra por 825 mil euros terreno “fundamental” para arranque do BRT
São cerca de 11 mil metros quadrados. O terreno não será contíguo ao atual Parque de Material e Oficinas. Ainda que separado por uma rua, a sua aquisição resulta de uma posição consensual face às necessidades da empresa com o crescimento previsto com a entrada do BRT na cidade.
A empresa municipal Transportes Urbanos de Braga (TUB) ultrapassou mais uma etapa “fundamental” tendo em vista a chegada do BRT à cidade. A partir de agora passa a contar com mais um terreno, de cerca de 11 mil metros quadrados, que pertencia ao IEFP, nas proximidades do Parque de Material e Oficinas (PMO) da estrutura municipal.
Em declarações à RUM, esta sexta-feira, o administrador da TUB, Teotónio Santos, especificou que esta aquisição estava prevista no projeto, permitindo agora “a expansão das novas formas de mobilidade, nomeadamente o BRT”, cuja circulação na cidade está prevista para o segundo semestre de 2026.
No total foram desembolsados 825 mil e duzentos euros. A expansão do PMO, esclarece, “vai permitir ter as oficinas do BRT e os postos de carregamento dos veículos”. Ainda de acordo com o administrador, a proximidade às instalações atuais “traz muitas sinergias e uma facilidade de utilização”. “Vai ser um terreno fundamental para o início do projeto do BRT aqui na cidade de Braga”, reafirma.
O administrador da TUB refere também que a aquisição do referido terreno foi “consensual” e é “fundamental. “Nós tínhamos no nosso Parque de Material e Oficinas cerca de 25 mil metros quadrados, mas tendo em conta o crescimento da frota, o crescimento dos serviços, crescimento de passageiros que temos vindo a verificar na cidade, esses 25 mil metros já não eram suficientes para termos aqui o BRT no nosso parque. Tendo em conta que este terreno ficava aqui nas nossas proximidades, apenas com uma rua pelo meio, vai trazer muita simplificação do nosso trabalho e muitas sinergias com o resto da operação da rede regular”, esclarece ainda.
Recorde-se que o município de Braga decidiu avançar apenas com a Linha Vermelha do BRT nesta fase, ainda que com 100ME assegurados do PRR para uma outra linha, a amarela. No entanto, por incapacidade verificada para a sua execução nas datas exigidas pelo PRR, a autarquia deixou, por enquanto, cair a linha amarela.
No entanto, para o funcionamento da linha vermelha, - Estação CP - Hospital de Braga, - com passagem pela Universidade do Minho, os Transportes Urbanos de Braga estimam adquirir 12 autocarros elétricos de 18 metros (BRT) assegurando uma frequência de seis em seis minutos.
c/Marcelo Hermsdorf