Cultura 27.04.2023 12H50
Tributo a Chico Buarque marca arranque da Festa das Cruzes esta sexta-feira
Romaria terá 308 feirantes, 61 stands de alimentação e quatro palcos.
Arranca, esta sexta-feira, a primeira grande romaria do Minho. A Festa das Cruzes, em Barcelos, conta com 425 operadores, 308 feirantes, 61 stands de alimentação, 37 operadores de diversões e quatro palcos.
A inauguração dos Arcos de Romaria, às 11h, e dos Tapetes de Pétalas de Flores Naturais, no Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz, pelas 17h30, marcam o arranque das festas, que contam ainda com o concerto “Tributo a Chico Buarque: Quem te viu e quem te vê”, pelas 22 horas, no palco Barcelos, na Avenida da Liberdade.
A Grandiosa Procissão da Invenção da Santa Cruz acontece no dia 3 de maio, às 16h30, na qual desfilam as cruzes das 89 paróquias do concelho e é o ponto alto da romaria.
A grande novidade da edição deste ano é a realização do Desfile Etnográfico pelos Grupos de Folclore de Barcelos, que avança, pelas 16 horas, no dia 29 de abril, na Avenida da Liberdade.
Pelo palco passarão ainda José Cid e seus convidados, Pedro Abrunhosa, Diogo Piçarra e Tony Carreira. Na animação, haverá ainda espaço para os populares cantores barcelenses: Victor Rodrigues e Jorge Loureiro, no palco Barcelos, e para o programa “Bamos às Cruzes”, na Alameda das Barrocas.
A 29 de abril acontece também a primeira sessão dos Fogos das Cruzes, mais concretamente o Fogo de Artifício da Ponte dos Peregrinos de Santiago, com as margens do rio Cávado iluminadas com milhares de “lumes vivos”.
Na noite seguinte, domingo, pelas zero horas, volta a haver nova sessão de fogo: o piromusical da Festa das Cruzes, no Largo da Porta Nova.
No dia 1 de maio, às 11 horas, é tempo para o concerto de Bandas Filarmónicas, em que participam a Banda Musical de Oliveira e a Banda de Música de Tangil, que vão atuar no coreto do Jardim Velho.
Na terça-feira, 2 de maio, outra novidade na programação da Festa: Recriação da Passagem da Rainha Santa Isabel por Barcelos, pelas 18 horas, no Centro Histórico da Cidade. O dia termina com mais uma sessão de pirotecnia – Fogo de Santiago, na Frente Ribeirinha.
No feriado 3 de maio, tal como já foi sublinhado, é o dia da Grandiosa Procissão da Invenção da Santa Cruz, mas, dessa manifestação, há também o concerto de encerramento das festividades pelo Coral Magistrói acompanhado por Orquestra, seguindo-se a última sessão de pirotecnia, com a sessão de Fogo Preso Tradicional de Romaria.