ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Liliana Oliveira

Desporto 28.05.2023 12H11

Terminou o campeonato. Que balanço fazem os treinadores das equipas do Minho?

Escrito por Liliana Oliveira
A edição 2022/2023 da Liga portuguesa terminou este sábado.

Terminou, este sábado, a época 2022/2023, que foi disputada até à última jornada. O SL Benfica sagrou-se campeão nacional e conquistou o 38.º campeonato.


Ao leme da equipa mais bem classificada do Minho, Artur Jorge conseguiu terminar a época com a melhor pontuação de sempre da história do SC Braga e assegurou o 3.º lugar.

No balanço da época, o técnico arsenalista enalteceu a qualidade do grupo e apontou à vitória da Taça de Portugal, que disputa no próximo domingo, 4 de junho, com o FC Porto, para “terminar a época de forma brilhante”


Artur Jorge, treinador SC Braga

“É difícil encontrar palavas para descrever o que sinto neste momento, fechar a época com o terceiro lugar e superar diversas marcas, como melhor pontuação, maior número de golos marcados, superámos tudo na história do SC Braga. Não podia estar mais contente, treino um grupo de grande qualidade, de grande qualidade humana, com grande compromisso e entrega”


O Vitória SC deixou escapar o 5.º lugar para o Arouca, numa época difícil para os vimaranenses, que vão agora

disputar a segunda pré-eliminatória da Liga Conferência Europa.


João Aroso, treinador-adjunto de Moreno Teixeira

“Elogio muito este grupo de trabalho. Foi uma época difícil, ao longo da qual demos uma demonstração de competência e caráter muito grandes. «A história e dimensão do clube obrigam-nos a lutar pelas competições europeias, mas quem conhece a realidade do Vitória não imaginaria possível o acesso à UEFA. Tivemos lesões muito prolongadas na equipa e o eixo da defesa devassado nalguns momentos da época”.


O FC Famalicão ainda sonhou com as competições europeias, mas acabou a temporada no 8.º lugar. Ainda assim, para João Pedro Sousa o balanço tem duas perspetivas.


João Pedro Sousa, treinador FC Famalicão

“A primeira perspetiva muito positiva. Quando chegámos a situação era complicada, conseguimos, graças a um conjunto de grandes jogadores e grandes homens reverter a situação. Acabamos a bom nível apesar dos resultados. Garantimos a permanência muito cedo e isso permitiu o clube preparar com tempo a próxima temporada. Não fico satisfeito com a classificação. Podíamos ter chegado mais acima. Se ficasse abaixo do quinto lugar não ficava satisfeito apesar do quinto lugar ficar bem entregue. O clube tem de crescer de forma sustentada, exemplo disso é a construção, ampliação da academia. O clube está a crescer. Não interessa chegar a uma posição europeia e não ter condições para disputar essa posição. Vou de férias e pensar no futuro”.


O Vizela ficou na 11.ª posição da tabela classificativa e Manuel Tulipa mostra-se satisfeito com os números alcançados.


Manuel Tulipa, treinador FC Vizela

“Se no início do ano me dissessem que teríamos esta pontuação (40) e estaríamos com a nossa posição na Liga salvaguardada a 7 ou 8 jornadas do fim eu duvidaria. Depois da primeira semana de trabalho com estes jogadores acreditei que iríamos conseguir esse objetivo de forma natural”.


O Gil Vicente é das equipas do Minho a que pontuou menos, mas terminou com uma vitória caseira, algo que para o treinador era importante.


Daniel Sousa, treinador Gil Vicente

“Uma das coisas que falámos esta semana foi o momento em que chegámos ao clube. Conseguimos reverter uma situação que estava extremamente difícil, e neste jogo era importante terminarmos com esta imagem. A nossa casa tem sido uma fortaleza porque realmente o registo é bom. É sempre importante e compensa aquilo que nos faltou por vezes fora de casa”.

Deixa-nos uma mensagem