Desporto 25.05.2025 10H24
Subiu o Alverca e está a caminho do Minho. Vasco Botelho da Costa vai treinar o Moreirense
Técnico vai assinar um contrato válido por duas temporadas.
Vasco Botelho da Costa está de saída do FC Alverca e prepara-se para assumir o comando técnico do Moreirense na próxima temporada. A confirmação surge após a SAD do clube ribatejano ter anunciado oficialmente a saída do treinador de 36 anos, que conduziu a equipa à subida à I Liga.
No comunicado oficial, pode ler-se que "a FC Alverca – Futebol, SAD vem por este meio informar que tentou estender a ligação contratual com Vasco Botelho da Costa e respetiva equipa técnica. Porém, o treinador optou por não estar no comando técnico do Maior do Ribatejo na temporada 2025/26. À SAD resta respeitar a sua decisão, agradecer-lhe pelos serviços prestados na campanha que agora terminou com a subida à I Liga e desejar-lhe – e à sua equipa técnica – as maiores felicidades pessoais e profissionais.”
O técnico português liderou o FC Alverca em 33 jogos durante a temporada, alcançando 19 vitórias, dez empates e apenas quatro derrotas, assegurando o segundo lugar da II Liga e o regresso do clube ao escalão principal do futebol português, algo que não acontecia desde 2003/04.
A entrada de Vasco Botelho da Costa no Moreirense surge na sequência da saída do italiano Cristiano Bacci. As negociações entre o treinador e o clube de Moreira de Cónegos intensificaram-se nos últimos dias, e está em cima da mesa um contrato válido por duas épocas. A oficialização do vínculo deverá acontecer em breve.
O jovem treinador soma passagens pelos Sub-23 do Estoril, onde conquistou dois Campeonatos Nacionais Sub-23 e duas Taças Revelação, e ainda pelo UD Leiria, com quem venceu a Liga 3 na época 2022/2023, garantindo a promoção à Liga 2. Esta época, ao serviço do Alverca, reforçou o seu estatuto ao levar o clube ribatejano de volta à elite do futebol nacional.
A Assembleia Geral do Moreirense marcada para o próximo sábado, 31 de maio, poderá também definir o futuro da estrutura do clube, com a votação da entrada do fundo Black Knight Football Group, atual proprietário do Bournemouth, na SAD do emblema do concelho de Guimarães.