Academia 29.06.2024 07H00
SoUMinho 5.0 tem como objetivo reduzir em 2% taxa de abandono
Projeto é financiado em 925 mil euros pelo Plano de Recuperação e Resiliência.
O SoUMinho 5.0 tem como objetivo para os próximos dois anos reduzir em 2% a taxa de abandono na Universidade do Minho. Financiado em 925 mil euros pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o SoUMinho passou de um programa de acolhimento, com expressão apenas no mês de setembro, para uma marca que quer incluir toda a comunidade durante o ano letivo.
De acordo com os dados disponibilizados pelo 'InfoCursos', relativos aos anos de 2019 a 2022, a UMinho apresentou taxas de abandono globais na ordem dos 11%.
Em declarações à RUM, o pró-reitor para os Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica, Manuel João Costa, diz estar expectante que a meta de redução de 2% seja cumprida e até possa ser superada dentro de alguns anos.
Queremos que todos os alunos da universidade possam beneficiar deste projeto", Manuel João Costa
A ideia é que a identidade visual do SoUMinho passe a ser uma constante nos campi de Gualtar e Azurém. Em breve, o responsável espera que seja possível lançar os primeiros módulos da ´Área de Aperfeiçoamento Académico`, que irá trabalhar questões como o défice de conhecimento e competências relacionadas com a adaptação do estudo no ensino superior.
Nos próximos dias 4 e 5 de julho, irá decorrer a primeira formação direcionada para os docentes. São 40 os inscritos. Os representantes dos estudantes terão ainda a possibilidade de receberem formação com parceiros europeus do projeto.
Nos campi de Gualtar e Azurém, de modo a desburocratizar processos será criado o Student Hub, onde os alunos poderão encontrar informações desde cursos aos transportes e alojamento.