ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

'Amarelo', de Marco André Gomes da Cunha Carreira (vencedor da primeira edição)
Tiago Barquinha

Regional 14.07.2023 07H00

Sociedade Martins Sarmento organiza quarta edição do ‘Guimarães - Expedição fotográfica’

Escrito por Tiago Barquinha
O concurso é aberto a fotógrafos amadores e profissionais, maiores de 16 anos e de qualquer nacionalidade.
As declarações de Patrícia Aguiar, organizadora da iniciativa.

false / 0:00

As candidaturas para o ‘Guimarães: Expedição fotográfica’/Prémio Martins Sarmento podem ser feitas até 31 de outubro. A iniciativa, centrada no território vimaranense, vai para a quarta edição.


Aberto a fotógrafos amadores e profissionais, maiores de 16 anos e de qualquer nacionalidade, a organizadora, Patrícia Aguiar, técnica superior da Sociedade Martins Sarmento, explica que o objetivo do concurso é “estimular novas visões e relações sobre Guimarães”.


“Pretendemos que sejam fotografias abrangentes. Quando se fala em Guimarães, as pessoas associam ao centro histórico. Queremos conhecer outras perspetivas do concelho, de outras freguesias. Podem ser objetos, paisagens, edifícios... algo que caraterize o território”, desenvolve.


O galardão, que tem igualmente a missão de “divulgar espólio fotográfico” e “homenagear Francisco Martins Sarmento, pioneiro da fotografia em Portugal”, foi instaurado em 2018, não se realizou em 2020 e 2021, por causa da pandemia, e regressou no ano passado. 


A última edição, sob o tema ‘Saudade’, foi a menos participada, com 24 candidaturas. A intenção, em termos de adesão, é “aproximar” dos números verificados nas duas primeiras, com mais de 100 em cada uma. Além de uma menção honrosa atribuída pela secção de fotografia do Cineclube de Guimarães, haverá prémios para os três melhores trabalhos, que incluem valores pecuniários de 250, 500 e 1.000 euros e álbuns impressos.

Deixa-nos uma mensagem