Cultura 21.09.2023 07H00
Site dedicado à obra de André Soares mostra à lupa os querubins do mestre
Modelos 3D e fotografias 360 permitem ver à lupa todos os pormenores da obra do mestre bracarense desde os Arcos de Valdevez a Braga, passando por Guimarães, Fão, Ponte de Lima e Vila Verde.
A obra de André Soares ganhou uma nova dimensão. Já está disponível um site com 17 modelos 3D e fotografias 360, em que podem ser consultados os trabalhos do “mestre bracarense”. O projeto "André Soares - o Génio do Barroco no Minho", inserido na programação da Braga Barroca, que está a decorrer até 24 de setembro, foi dinamizado pelo Minho Inovação, consórcio que envolve as três Comunidades Intermunicipais do Alto Minho, Cávado e Ave e os seus 24 municípios.
O objetivo passa por divulgar, de forma mais direta e interativa, o património cultural e religioso tipicamente minhoto.
O professor da Universidade do Minho, Martin Dale, destaca a qualidade dos modelos criados em parceria com a Escola de Arqueologia da UMinho que serão utilizados para futuros projetos de investigação dado o seu detalhe. O responsável pelos três vídeos presentes no site, explica que o principal desafio esteve relacionado com os trabalhos em talha dourada, visto que os modelos tiveram de ser feitos de raiz.
É possível conhecer e ver de perto obras do mestre bracarense em Arcos de Valdevez, Braga, Guimarães, Vila Verde, Ponte de Lima e Fão, acompanhadas por pequenos textos que foram concebidos pela académica Manuela Martins.
O primeiro secretário executivo da CIM do Cávado, Rafael Amorim, acredita que este trabalho irá contribuir para uma maior divulgação de itinerários turísticos com a obra de André Soares como pano de fundo, mas também para a investigação sobre o legado do artista. A alta qualidade das fotografias permite observar os trabalhos ao pormenor.
"Conseguimos perceber os querubins no teto da Sé de Braga que é algo de muito interessante porque permite-nos olhar de outra forma para esta obra monumental sem perder pormenores", refere. Recorde-se que a CIM do Cávado é proprietária de um dos edifícios que é um dos símbolos do trabalho de André Soares, o Museu dos Biscainhos.
Os querubins são retratados na bíblia como seres espirituais, normalmente anjos, que servem a Deus.
Neste momento, o professor da UMinho, Martin Dale, está a trabalhar num documentário sobre André Soares a partir do trabalho do historiador norte-americano, Robert Smith. A estreia, na Sic Internacional e no canal de streaming do canal, está prevista para o final do próximo ano. O trabalho é apoiado pelo Município de Braga e Arcos de Valdevez, a Confraria do Bom Jesus, o Instituto de Cinema e a Fundação Calouste Gulbenkian.