Regional 14.07.2022 08H37
Sérgio Barros é o novo Comandante Operacional Distrital de Braga
Sucede a Hermenegildo Abreu que em junho pediu a exoneração.
Sérgio Barros é o novo Comandante Operacional Distrital de Braga (CODIS), apurou a RUM. Sucede no cargo a Hermenegildo Abreu que em junho passado pediu a exoneração do cargo à Autoridade Nacional de Proteção Civil alegando “motivos pessoais”.
O novo comandante de Braga foi 2º CODIS do Porto e é membro da Força Especial de Proteção Civil.
Recorde-se que o Governo já declarou que irá extinguir os Comandos Distritais de Operações e Socorro (CDOS) para criar cinco comandos regionais e 23 sub-regionais, estes de acordo com as Comunidades Intermunicipais.
O distrito de Braga passará a contar com dois comandos sub-regionais (CIM Ave e CIM Cávado), que terão novos comandantes. Todos os elementos dos CDOS dos distritos de Braga e de Viana do Castelo passam a responder ao comando regional do Norte.
Licenciado em Engenharia de Proteção Civil pelo Instituto Superior de Educação e Ciências (ISEC), Sérgio Barros é operacional da Força Especial de Proteção Civil (FEPC), foi Comandante do Corpo de Bombeiros de Ermesinde, e desempenhou a função de Segundo Comandante Operacional da Distrital do Porto, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) entre 2013 e 2017 garantindo o funcionamento, operatividade e a articulação com todos os Agentes de Proteção Civil do sistema de proteção e socorro no âmbito do distrito.
Tem desenvolvido atividade enquanto formador nas áreas ligadas à saúde e salvamento, nomeadamente, no transporte de doentes em ambulância, salvamento e desencarceramento, e ainda na área de combate a incêndios.