Regional 18.06.2025 10H17
Segundo dia das festas de São João celebra tradição, arte e música pela cidade de Braga
Hoje, há noite académica na Avenida Central, que reúne os diferentes grupos culturais da academia minhota a partir das 21h30.
As margens do Rio Este voltam a reunir cultura, tradição e alegria no segundo dia das Festas de São João de Braga, que se estendem até 24 de junho com mais de 200 horas de programação.
A manhã começou com a habitual Novena a São João Baptista, na Igreja de São João do Souto, e seguirá, às 11h30, com a inauguração da exposição "Trajes – Novas Visões" no Museu do Traje Dr. Gonçalo Sampaio, uma proposta artística que reinterpreta a tradição através de novas perspetivas.
Durante a tarde, o Largo de São Francisco transforma-se num espaço de criatividade com dois Laboratórios Criativos: às 15h00, Matilde Horta dinamiza uma oficina baseada no livro "Era uma vez o São João de Braga", e, às 16h30, Zita Pinto conduz uma experiência artística inspirada em "Trajar no São João de Braga".
Às 17h00, a festa ganha sabor com o concurso "A Melhor Fartura da Festa 2025", na Rua de São João, numa competição doce que promete deliciar todos os presentes. À mesma hora, a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva acolhe a tertúlia “Ciclo Braga Memória #15”, com foco no impacto ambiental das tradições populares. Pouco depois, às 18h30, o Museu Pio XII inaugura a exposição de desenhos infantis "O Meu São João é o de Braga", que ambiciona entrar para o Guinness World Records.
A componente musical arranca às 19h00 com o projeto "O Cavaquinho na Escola", na Praça da República. À noite, Braga ganha nova vida com atuações para todos os gostos: a Universidade do Minho sobe ao palco com "A UM vem ao São João" na Avenida Central, a partir das 21h30, enquanto a Orquestra de Cordofones Tradicionais atua na Igreja do Carmo.
O tradicional "Traz a tua Concertina" anima o Parque da Ponte com muita música e dança, culminando com o concerto de Os Pêgas às 23h00.
O ponto alto cultural da noite será a Gala Sanjoanina no Theatro Circo, com a estreia do espetáculo “Chão”, no ano em que Braga é Capital Portuguesa da Cultura. Este espetáculo celebra o património musical português, contando com nomes como Katia Guerreiro, Daniel Pereira Cristo, Miguel Moura, Os Cantadores do Desassossego, entre outros.
Mas a festa não termina por aqui: às 23h30, o Pópulo transforma-se na pista de dança do São João Pop’ular, uma afterparty que promete prolongar a noite com nomes fortes da música urbana e eletrónica como DJ Pablu, Tilhon, Biggie, Sandro Martins, Jay Oliver, entre outros.
O programa completo das festas de São João de Braga está disponível online.