ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

CERCI Braga
Liliana Oliveira

Regional 27.03.2023 18H53

Segunda residência de autonomização da CERCI Braga em funcionamento no início de abril

Escrito por Liliana Oliveira
Residências da CERCI Braga estiveram em risco de fechar no verão de 2022, por falta de apoio da Segurança Social. Cooperativa avançou com verba própria até dezembro, mas não vai reaver o dinheiro.
Declarações de Vera Vaz, presidente da CERCI Braga

false / 0:00

A segunda residência de autonomização e inclusão da CERCI Braga - Cooperativa de Educação e Reabilitação para Cidadãos Mais Incluídos - deverá estar em funcionamento na primeira semana de abril. O acordo de cooperação com a Segurança Social já foi assinado, mas a Cooperativa não será ressarcida do esforço financeiro que fez, o ano passado, para que estas estruturas não encerrassem.


“Tivemos desde o verão com muitas dificuldades em manter as residências a funcionar, porque a verba tardou em chegar. No final do ano passado, conseguimos celebrar o primeiro acordo e, finalmente, conseguimos, agora, concluir este processo”, começou por explicar a presidente, Vera Vaz.


Em causa está um apoio mensal, de 16 mil euros, atribuído pela Segurança Social, para garantir “as respostas sociais”. “Todo o valor que nós despendemos para termos em funcionamento a resposta até ao final do ano foi das contas da cooperativa. Não houve reposição de valor”, acrescentou a responsável.

Entre outubro e dezembro, a CERCI Braga recebeu “um apoio especial”, de oito mil euros mensais, metade da verba necessária para garantir o funcionamento de uma estrutura. Este esforço financeiro, confidenciou Vera Vaz, “teve impacto nas contas da Cooperativa e na disponibilidade para poder investir noutras respostas”.


Cada residência acolhe cinco jovens adultos e o objetivo é torná-los “o mais autónomos e integrados possível”. “São pessoas que, independentemente de terem deficiência intelectual, têm capacidades e têm autonomia para, com o devido apoio, se tornarem autónomos”, lembrou. Algumas destas pessoas, acrescentou a presidente, precisam de ajuda em coisas tão simples como “tomar um medicamento”, por não terem “capacidade de leitura ou de interpretação, por exemplo, de uma bula”. A CERCI treina “as competências domésticas, simples, para que sejam eles próprios a manterem a casa habitável”. 

Deixa-nos uma mensagem