Desporto 16.03.2023 14H45
SCB vai impulsionar doze startups na área do desporto até 2024
O projeto SCB Innovation Hub foi lançado desta quinta-feira em Braga e envolve a Microsoft, a UMinho e a Startup Braga.
O Sporting Clube de Braga vai impulsionar o lançamento de doze startups na área do desporto, abrindo as instalações do clube, e todos os seus profissionais, a um trabalho de colaboração que decorrerá entre junho deste ano e maio de 2024.
O Sporting de Braga torna-se assim o primeiro clube português a investir no ramo do empreendedorismo tecnológico através do SCB Innovation Hub.
André Viana, diretor do gabinete da presidência destaca o facto desta plataforma "aliar a proposta de valor" com o acesso das empresas a uma "experiência imersiva de doze meses, junto das equipas, quer desportivas, quer administrativas, que vai à essência da atividade". "Pretendemos transmitir uma mensagem de abertura às empresas, aos projetos inovadores que possam surgir em Braga, no Minho, mas também à escala global", atira.
Áreas da Saúde e Performance, Cidade Desportiva (Futebol de Formação e Modalidades), "Smart Stadium/Arena" e no "Fan Engagement"
Ao longo de um ano, o SC de Braga pretende apoiar doze projetos de negócio com total abertura às equipas finalistas ao longo de um ano. "Propomos colocar os nossos recursos humanos à disposição das empresas no sentido de testar, verificar, modificar, alterar, melhorar acima de tudo, preparar e projetar aquilo que são as propostas, produtos e serviços que venhamos a ter no âmbito do Innovation Hub", resume.
"É o caminho e é o futuro dos clubes" - António Salvador
O Innovation hub conta com parceiros como a Microsoft, a Universidade do Minho e a Startup Braga. António Salvador fala num dia importante para o Braga e para a cidade que traça um novo caminho para os clubes portugueses. "Eu percebo que os nossos sócios, os nossos adeptos, o adepto comum, os seguidores, preocupam-se muito com aquilo que é o resultado, o fim de cada jogo, a contratação desde ou aquele jogador, treinador, mas um clube tem que ter uma visão de futuro e um crescimento sustentado, tem que ter uma outra visão à frente", explica António Salvador que não tem dúvidas de que este "é o caminho e é o futuro dos clubes".
Secretário de estado acredita que outros clubes portugueses se seguirão
A apresentação do SCB Innovation Hub contou com a presença do secretário de estado do desporto e juventude. João Paulo Correia destaca o facto do SC de Braga ser pioneiro nesta vertente em Portugal, daí a presença do governo neste lançamento. Uma iniciativa empreendedora e que "certamente haverá seguidores" até porque o alto rendimento nos dias de hoje "já obriga ao recurso à tecnologia e à informação". Também por isso, o governante considera esta "uma nova era onde a indústria desportiva deve e vai apostar".
SCB joga agora na liga dos campeões do empreendedorismo desportivo - Ricardo Rio
O autarca Ricardo Rio afirma que o SCB está agora a jogar na 'liga dos campeões do empreendedorismo a nível desportivo', considerando que este é mais "um projeto de Braga para o mundo que possibilita uma enorme gama de vantagens". "Parabéns ao SCB por continuar a liderar pelo exemplo, a liderar pela inovação, e por possibilitar a estes projetos que vão associar-se, entrarem na liga dos campeões do empreendedorismo a nível desportivo", ressalvou.
UMinho é um parceiro "natural"
A Universidade do Minho é uma das parceiras. Eugénio Campos Ferreira, vice-reitor para a Investigação e Inovação destaca a experiência da Universidade do Minho na colaboração com a indústria no desenvolvimento de projetos de inovação que se tem traduzido "em importantes resultados ao nível da criação de processos e de produtos mais eficientes, bem como de inovações técnicas e científicas que muito têm contribuído para aumentar a reputação e visibilidade da universidade", tornando-se "natural" a associação da UMinho a esta iniciativa do SCB.
Já surgiram manifestações de interesse
Nesta primeira edição, o clube procura doze ideias empreendedoras no ramo desportivo que possam ser alavancadas através de todas as áreas do clube.
Trata-se do primeiro passo público do projeto, mas já surgiram "muitas manifestações de interesse e de curiosidade", revelou ainda à RUM André Viana que pretende que depois da reação do mercado à ideia equacionar uma parceria para a área do investimento.
O processo de candidaturas já abriu e termina a 30 de abril. O pitch day será a 5 de maio com os projetos vencedores a serem revelados uma semana mais tarde, 12 de maio. O trabalho destas equipas no terreno começa a 1 de junho, prolongando-se até maio de 2024, data em que surgirá uma segunda edição.