Regional 26.05.2023 16H26
São João arranca dia 16. Obras na Av. Da Liberdade obrigam a mudanças
O programa das Festas de São João de Braga foi apresentado esta sexta-feira. É o São João mais antigo de Portugal.
O São João de Braga arranca este ano a 16 de junho para dez dias consecutivos de festa. Praticamente duas semanas de diversão, marcadas por momentos musicais, exposições e cortejos e que antecipam a participação de meio milhão de pessoas, muitos deles de fora da região. Este ano, as obras na Avenida da Liberdade, obrigam a algumas mudanças, nomeadamente a deslocalização de vendedores ambulantes, mas os cortejos passarão pelos locais habituais. Já uma das imagens 'de marca', a iluminação desta avenida, desaparecerá na edição deste ano.
A apresentação do evento aconteceu esta sexta-feira, em frente à Capela de São João, no Parque da Ponte, que se mantém como espaço das celebrações religiosas.
Está a chegar "a festa do povo" - Presidente da Associação de Festas, Firmino Marques
Cabeçudos, gigantones, bombos e bandas filarmónicas não vão faltar naquela que é uma das festas mais aguardadas pelos bracarenses. Coube ao presidente da Associação de Festas, Firmino Marques, apresentar o programa da "festa do povo", ele que sublinha os elementos distintivos destas festividades comparativamente às restantes. Admitindo alguns constrangimentos devido à realização das obras na Avenida da Liberdade, o dirigente promete "um São João inesquecível", com um programa "vastíssimo".
O primeiro dia do programa arranca com os mais pequenos: mais de mil crianças participam no cortejo infantil São João da pequenada. Segue-se a inauguração de diferentes exposições. No dia 17, sábado, o destaque vai para as iniciativas "Todos ao bombo" e "Cortejo Internacional de Gigantones e de Cabeçudos". O domingo do primeiro fim-de-semana será dedicado ao Cortejo Etnográfico. Seguem-se vários momentos de animação ao longo da semana que antecedem a noite mais longa do ano.
Júlio Pereira, José Malhoa, Zézé Fernandes, Plutónio e Os Quatro e Meia são alguns dos projetos musicais que a organização destaca no cartaz deste ano.
Este ano, o destaque da imagem das festividades vai para o movimento associativo, as bandas musicais e a Banda Musical de Cabreiros, de forma particular, que está a celebrar 180 anos.
Nesta edição, a praça dedicada aos dj's será o Pópulo. A Feira de Artesanato ficará instalada na Praça do Município.
Em conferência de imprensa, o autarca de Braga, Ricardo Rio, antecipou mais duas semanas de "sucesso", apelando à compreensão da população para as obras da Avenida da Liberdade e do túnel, referindo que se não obrigasse a mudanças este ano, obrigaria no ano seguinte. "A ambição tem crescido e a qualidade das iniciativas é evidente de ano para ano. Os bracarenses vão dar o colorido que Braga sempre tem. Esperamos quinze dias de grande animação, de grande festa e de grande cultura na cidade", notou.
Investimento de 400 mil euros e retorno de 20ME para o comércio local
O orçamento ronda os 400 mil euros, à semelhança do ano transato. A Associação Empresarial de Braga (AEBraga) estima que passem pelos dez dias do evento 500 mil pessoas, gernado um impacto económico de cerca de 20Milhões de Euros. "Números que animam os empresários de Braga", atesta Daniel Vilaça que desafia ainda os comerciantes a decorarem os seus estabelecimentos com elementos alusivos ao São João.
A Entidade Regional de Turismo Porto e Norte mantém a parceria. Marco Sousa antecipa um programa de festas de São João com "muita gente" e mais estrangeiros, até porque a organização está "a promover mais e mais longe o São João de Braga", assegura.
Este ano não há barraquinhas nem iluminação na Avenida da Liberdade
O São João de Braga vai chegar a novas praças devido às obras na Avenida da Liberdade, nesta edição. Esta artéria mais simbólica nestas festividades, terá um visual diferente. Não terá barraquinhas nem iluminação, uma vez que será feira uma grande intervenção nos postes de iluminação pública. A mesma será reforçada nas praças adjacentes, segundo a Associação de Festas de São João.
A praça de dj's sairá da envolvente do Theatro Circo para a praça do Pópulo e a Feira do Artesanato passará para a Praça do Município.