Regional 26.11.2025 16H50
Roda Gigante, Pista de Gelo e dezenas de atrações animam o Natal em Guimarães
A programação arranca a 30 de novembro e resulta de um investimento superior a 135 mil euros em iluminação, 196 mil em atrações e 270 mil euros na programação cultural complementada por concertos e animação.
O Município de Guimarães anunciou esta quarta-feira a primeira fase da programação dedicada ao Natal, nos antigos Paços do Concelho. De 30 de novembro até ao dia 24 de dezembro, a cidade ilumina-se com sete milhões de LEDs em mais de quarenta ruas e monumentos. Estão previstas dezenas de atrações e atividades pensadas para envolver a comunidade e impulsionar o comércio local.
A vereadora da cultura, Isabel Ferreira sublinhou, em comunicado, que o ‘Guimarães Cidade Natal’ pretende envolver a comunidade. “Queremos que este investimento se traduza numa dinâmica real para o comércio, a restauração e todos os agentes locais, com um programa que seja vivido por todos”, afirmou.
Este ano, as iluminações vão colorir mais de quarenta ruas, praças e monumentos. Para reforçar a programação, segundo a autarquia, tem lugar uma Roda Gigante no Parque das Hortas, uma Pista de Gelo no Largo Condessa do Juncal, um Carrossel Parisiense, a Árvore Gigante e a Casa do Pai Natal no Largo do Toural, bem como o Comboio de Natal e o Mercado de Natal, na Alameda de São Dâmaso, e ainda a Tenda Encantada de Natal no Largo Conde de Arnoso.
Além das atrações, está previsto um conjunto alargado de concertos, animações de rua e atividades culturais. A novidade deste ano é a componente da gamificação, que permitirá aos participantes interagir com a Cidade Natal através de uma aplicação e habilitarem-se a receber recompensas.
A aposta na acessibilidade e condições de segurança é mais uma vez reforçada, com campas nos principais equipamentos, cabines adaptadas na Roda Gigante, casas de banho adaptadas e sinalização com pictogramas para comunicação universal. “Queremos que cada visitante sinta que Guimarães é uma cidade inclusiva e preparada para acolher todos com conforto e segurança”, esclareceu Paulo Covas, técnico da cultura e turismo da autarquia.
Nesta edição, a autarquia prevê um investimento que ascende a 135.200 euros na iluminação, 196.200 euros em equipamentos de diversão e 270.600 euros na programação e Mercado de Natal, complementados com concertos e animação.
Escrito por Marta Ferreira e editado por Marcelo Hermsdorf