Regional 11.02.2025 11H59
Concurso para obras no Tribunal de Braga deverá ser lançado em 2026
A data foi apontada pela ministra da Justiça, Rita Júdice, em visita de trabalho a Braga. As instalações da PJ deverão ser inauguradas em outubro
As obras de ampliação e remodelação do Tribunal de Braga devem arrancar em 2026. A data foi apontada esta segunda-feira pela ministra da Justiça, Rita Júdice, que esteve numa visita de trabalho à Comarca de Braga.
A ministra considerou o Tribunal Judicial de Braga “um palácio com muita dignidade, uma grande infraestrutura da Justiça que precisa de ser ampliada” e adiantou que há já conversas com a autarquia bracarense para perceber se é possível otimizar o processo de revisão do projeto de arquitetura.
“Gostaríamos que o palácio pudesse, não só ser ampliado, mas também preparado para os próximos 20 anos. Levamos algum trabalho para casa para pensar e refletir sobre a dimensão da intervenção que gostaríamos de aqui fazer”, esclareceu.
De acordo com Rita Júdice, a prioridade é fechar o projeto e adjudicar a obra, algo que só deverá acontecer em 2026. “Temos de fazer a revisão do projeto e lançar o concurso. Acredito que só em 2026 é que a obra esteja em condições de ser lançada. Estamos a tentar encurtar esses prazos”, explicou a ministra.
Em relação às novas instalações da PJ, deverão ser inauguradas em outubro.
“É um grande investimento, que nos enche de muito orgulho, podemos melhorar as instalações de quem serve a Justiça”, referiu Rita Alarcão Júdice.
A PJ vai mudar para a antiga sede da Associação Industrial do Minho, entretanto extinta. O edifício foi comprado, em 2021, pelo Ministério da Justiça, por 2,5 milhões de euros.
O edifício, de quatro pisos, tem uma área de 5.991 metros quadrados e quatro pisos. Fica na zona central da cidade, junto ao Fórum Braga. O orçamento das obras é de 5,6 milhões de euros.