Regional 22.06.2023 07H00
Braga deverá ficar com mais três parques industriais após revisão do PDM
Há vários anos que é assumida a necessidade de preparar mais espaços para acolhimento empresarial no concelho de Braga. Vereador do Urbanismo assume que o trabalho está adiantado. Autarquias têm até dezembro para concluir a revisão dos respetivos Planos Diretor Municipal.
O Município de Braga estima "praticamente duplicar a capacidade de acolhimento empresarial no concelho com a próxima revisão do PDM, abrindo a porta à instalação de mais três parques industriais. A ambição é revelada à RUM pelo vereador com o pelouro do Urbanismo, João Rodrigues que sublinha que a autarquia está atenta às reivindicações das empresas de Braga que necessitam de expandir a atividade de negócio, mas também às empresas de fora do concelho que aqui se querem instalar.
A RUM sabe que as freguesias de Semelhe e Gondizalves, a envolvente do Mercado Abastecedor de Braga (Celeirós) e terrenos junto à Variante do Cávado são algumas possibilidades em cima da mesa. Ouvido pela RUM, João Rodrigues prefere não adiantar os locais já identificados pela autarquia como mais convenientes para esse efeito, mas garante que o assunto está a ser trabalhado, nomeadamente com a Associação Empresarial de Braga (AEBraga). "No processo de revisão do PDM estamos a prever um aumento quase para o dobro das áreas de atividade económica no concelho para que as empresas possam encontrar espaço disponível", assume o responsável sustentando que além da requalificação e pontual expansão de alguns parques já existentes, está prevista a criação de "duas ou três áreas novas de atividades empresariais".
Esta quarta-feira, em entrevista ao Diário do Minho, o presidente da AEBraga, Daniel Vilaça sugeriu que a própria autarquia deverá ser a gestora de um futuro parque industrial de grande dimensão. Sobre este ponto, o vereador do Urbanismo sublinha que o assunto está a ser estudado, ainda que admita que apenas numa fase inicial se justifique tal opção. "Não está fechada a estratégia da titularidade desses [novos] parques. Terão um impulso público municipal, depois a gestão será entregue aos privados que forem adquirindo parcelas", antecipa.
Por enquanto, o processo de reabilitação dos atuais parques industriais é outro compromisso do município de Braga que admite que ainda há espaço para expansão nalgumas situações.
Recorde-se que o Governo fixou o dia 31 de dezembro de 2023, como data do prazo final para a conclusão da revisão do PDM.