Academia 27.10.2023 07H00
Reprogramação do PRR atribui mais 190 milhões de euros ao Ensino Superior
Uma das novidades é o projeto Impulso Mais Digital.
Mais 70 milhões de euros para o Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES) e mais 120 milhões para o novo programa Impulso Mais Digital e para outras iniciativas formativas de jovens e adultos. No total, na sequência da recente aprovação da reprogramação do Plano de Recuperação e Resiliência, o Ensino Superior vai contar com um acréscimo de 190 milhões.
No caso do reforço da verba do PNAES, que, segundo o ministério, se “destina a apoiar as instituições a fazer face ao aumento dos custos de construção verificados no último ano, garantindo assim as melhores condições financeiras para a concretização das empreitadas aprovadas”, o total passa a ser 517,4 milhões.
O programa Impulso Mais Digital, agora criado e que é apresentado, esta sexta-feira, às 15h00, tem uma dotação global de 105 milhões. Divide-se pelas vertentes da reforma e modernização das Ciências Agrárias e da Medicina, competências digitais e inovação de modernização pedagógica, incluindo a criação de centros para esse efeito, e o financiamento do Programa de Promoção de Sucesso e Redução de Abandono no Ensino Superior.
Além disso, haverá o reforço dos programas Impulsos Jovens STEAM e Adultos, destinado “à formação superior de jovens em áreas de ciências, tecnologias, engenharias, artes e matemática e à conversão e atualização de competências de adultos ativos”, em 15 milhões, chegando aos 267 milhões.
A sessão de apresentação do programa Impulso Mais Digital, que decorre no Salão Nobre do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto, conta com as participações das ministras da Presidência, Mariana Vieira da Silva, e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, e de Elisa Ferreira, comissária europeia para a Coesão e Reformas.