ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

LILIANA OLIVEIRA
Redação

Nacional 01.12.2021 12H44

Reportagem da RUM nomeada para Prémio de Jornalismo Direitos Humanos & Integração

Escrito por Redação
O galardão é atribuído pela Comissão Nacional da UNESCO e pelo Conselho de Ministros.

A reportagem ‘Fujacal: A escola que tem o mundo lá dentro’ está entre as seis finalistas, na categoria de ‘Rádio’, do Prémio de Jornalismo Direitos Humanos & Integração. A Rádio Universitária do Minho é o único órgão de comunicação social local representando nessa área.


O trabalho da autoria de Liliana Oliveira foca-se no Centro Escolar do Fujacal, no concelho de Braga, que conta com cerca de 50 alunos de sete nacionalidades. A diversidade é um dos temas em destaque nesta história que inclui o relato de várias crianças.


Além de ‘Fujacal: A escola que tem o mundo lá dentro’, ‘Pobreza, periferia e pandemia’ e ‘Escola sem abraços’, da Antena 1, ‘Estamos juntos’ e ‘As cartas que nunca escrevi’, da TSF, e ‘A serpente, o leão e o caçador’, do Fumaça, são as outras candidatas.


Independentemente da categoria em que se insere, será ainda atribuído o Prémio de Imprensa Regional ao melhor trabalho publicado ou difundido num órgão de comunicação social regional e local. Neste caso, a reportagem da RUM concorre com ‘Precários e Explorados’, do Jornal do Algarve, e ‘Luta contra a pandemia também se trava com voluntários’, do Semanário Região de Leiria, nomeadas na vertente de ‘Imprensa escrita’.


O Prémio de Jornalismo Direitos Humanos & Integração, que está na 16ª edição, é uma iniciativa anual conjunta da Comissão Nacional da UNESCO e da secretaria geral da presidência do Conselho de Ministros. O objetivo é reconhecer o trabalho desenvolvido por profissionais da comunicação social em prol dos direitos humanos e das liberdades fundamentais.


A cerimónia de entrega de prémios realiza-se no dia 10 de dezembro, pelas 18h00, no Palácio Foz, em Lisboa.  

Deixa-nos uma mensagem