Regional 22.02.2025 07H15
Recomendação da APA faz disparar preço da obra da Variante do Cávado para 45ME
Projeto da Variante do Cávado deve ficar concluído até setembro. Câmara de Braga vai reunir com a APA na tentativa de encontrar solução mais barata.
A Variante do Cávado poderá custar mais do dobro dos 20ME (Milhões de Euros) que estavam inicialmente estimados pelo Município de Braga. A possibilidade foi admitida, em sede de reunião camarária, por Ricardo Rio, autarca local, esta sexta-feira.
Depois de uma vez mais se discutirem os passos seguintes para a revisão do Nó de Infias, que se prevê que custe 11Milhões de Euros à Infraestruturas de Portugal IP), a Variante do Cávado voltou ao debate entre a maioria e a oposição, com novidades menos positivas para os cofres.
O aumento significativo do valor está relacionado com uma recomendação da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) com base no estudo hidrográfico, dado que o traçado daquela variante surge numa zona de potencial inundação. Segundo a vereadora da Mobilidade ,Olga Pereira, "o risco é reduzidíssimo", daí que aponte baterias a uma reunião com a APA "para ver se reconsidera a recomendação" e propõe uma solução com menos custos.
Se a proposta base do projeto da versão final, sem expropriações, era de 20ME, agora, a recomendação da APA faz os custos da obra disparar. Segundo Ricardo Rio, a APA entende que "atendendo aos cursos de água que lá existem seria necessária uma solução que agrava o custo para 45ME". Por isso, a discussão em curso com a APA pretende explorar a possibilidade de "identificar uma outra solução" que possa "ser superior aos 20ME, mas menor que os 45ME", indicou.
Ora, também por essa razão, Ricardo Rio admite que a maioria apresente, entretanto, uma proposta à Infraestruturas de Portugal para que a IP assuma a execução da Varriante do Cávado e o Município de Braga fique com a manutenção e gestão da Avenida António Macedo. "A proposta está em cima da mesa, a IP ficar com a concretização da Variante do Cávado e a CMB ficar com a manutenção e a gestão da António Macedo", indicou ainda o social democrata à imprensa.
Recorde-se que em entrevista à RUM a propósito do projeto do Nó de Infias, a vereadora Olga Pereira disse também que o projeto da Variante do Cávado ficará pronto no presente mandato, e que ao executivo seguinte caberá a solução para a sua execução.