ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Redação

Autárquicas 2021 27.09.2021 13H21

Eleição para Assembleia Municipal "é uma vitória" para PAN, Iniciativa Liberal e Chega 

Escrito por Redação
Partidos estrearam-se na corrida autárquica, com a eleição de deputados municipais. Livre foi o único partido que não elegeu. 

Uma noite histórica. É assim que Eugénia Santos descreve os resultados obtidos pelo Chega, em Braga, na sua estreia em eleições autárquicas.


Em declarações à RUM, a candidata ao Município de Braga congratula-se por “sem experiência, sem uma máquina a ajudar, num partido com dois anos, numa cidade tradicionalmente de esquerda”, conseguirem implementar-se como a “quarta força política” no concelho delegando, como era objetivo a nível nacional, o Bloco de Esquerda para o quinto posto.


Filipe Melo e Bárbara Lopes são os dois deputados municipais eleitos pelo Chega. A candidata à CMB, promete que o partido estará “atento aos pormenores”. O Chega já está a preparar as eleições legislativas 2023.


“Os bracarenses abriram a porta às ideias liberais”, declara Olga Baptista na reação aos resultados deste domingo, das eleições autárquicas. A Iniciativa Liberal conseguiu atingir o objetivo traçado, eleger um deputado municipal. Trata-se de Bruno Machado.


Olga Baptista, candidata à CMB, garante que este “é apenas o começo” da caminhada dos liberais na cidade dos arcebispos. Quanto á abstenção, superior a 2017, que se situou nos 43%, a candidata recomenda o estudo da possibilidade de implementação do voto eletrónico, visto que tudo, neste momento, está à distância de um clique para os jovens. Sendo necessária a salvaguarda da segurança para evitar casos de fraude.


O PAN elegeu um deputado municipal, "aquele que era o grande objetivo", depois de ter conseguido 3,54% dos votos. "Trabalhamos muito ao longo dos últimos dois anos para chegarmos aqui e os bracarenses perceberam isso. Ao longo dos próximos quatros anos cá estaremos para fazer ainda mais trabalho e continuar a dar voz às nossas causas", acrescentou. 

A eleição é, para o porta-voz do partido, "uma grande vitória". O PAN elegeu "o primeiro deputado do distrito e o deputado mais a Norte na história do PAN". 


Teresa Mota, candidata à Câmara e Assembleia Municipal pelo Livre, não conseguiu votação suficiente para eleger. "Fico triste, mas sabia que era difícil. Os resultados não foram assim tão maus, tendo em conta que é a primeira vez e que somos o único partido a concorrer que não tinha representação parlamentar", justificou. Teresa Mota garante que "não vai desistir e vai continuar a dar a conhecer as ideias"  do Livre, em Braga.


A coligação Juntos por Braga conseguiu 16 mandatos, com 39,28 %, perdendo, assim, a maioria na Assembleia, menos quatro do que em 2017. O PS consegue com 30,32% da votação, eleger mais um deputado, 13 no total.

A CDU perde um deputado, ficando agora com 3 mandatos (7,37 %). 


*Por Liliana Oliveira e Vanessa Batista

Deixa-nos uma mensagem