Regional 21.05.2021 12H06
Ranking das escolas. Em Braga há três privadas à frente das públicas
Escola Secundária Carlos Amarante é a que surge melhor classificada entre as escolas públicas de Braga.
No concelho de Braga e no âmbito do ranking das escolas 2020, o Colégio D. Diogo de Sousa surge em primeiro lugar na classificação. Um ranking orientado pelas médias nos exames nacionais. O mesmo colégio privado surge em segundo lugar a nível nacional.
Ainda a nível local, o Colégio João Paulo II surge na segunda posição e o Externato Infante D. Henrique na terceira.
Das escolas públicas de Braga a primeira a surgir é a secundária Carlos Amarante (4º) seguida da Secundária Alberto Sampaio (5º). Depois surgem a Escola Secundária D. Maria II (6º).
Entre as nove melhores escolas no concelho de Braga constam ainda a Secundária Sá de Miranda (7º), o Externato Carvalho Araújo (8º) e a Escola Secundária de Maximinos, em último no ranking concelhio.
Na primeira posição do ranking nacional, está o colégio Efanor, de Matosinhos. Nos últimos seis anos, esta posição foi ocupada pelo Colégio Nossa Senhora do Rosário, no Porto, que ocupa agora a terceira posição.
Nos primeiros cinco lugares, há apenas uma escola de Lisboa e quatro são do norte do país.
A primeira escola pública só surge na 41ª posição. Trata-se da Secundária Eça de Queirós, na Póvoa de Varzim, à frente da Escola Secundária Infanta Dona Maria, de Coimbra, que já esteve no primeiro lugar.
Para construir o ranking, foram considerados os alunos que em 2020 estiveram na primeira fase dos exames nacionais para fazer as oito provas mais concorridas - ou pelo menos algumas delas.
As notas foram consultadas numa base de dados fornecida pelo Ministério da Educação, numa análise feita em conjunto pelo jornal Público e pela Católica Porto Business School, divulgada em parceria com a RTP.
Depois de alguns testes feitos com a supervisão da universidade, o jornal optou por ordenar no ranking geral as escolas onde se realizaram pelo menos 62 provas, da que teve melhor média de exames para a que se saiu pior.
c/RTP