Cultura 27.06.2025 12H19
‘Psiconáutica’ explora as camadas da mente e da psique este sábado no gnration
Sara Marita é a sétima convidada do ciclo Radiografia e sobe ao palco da blackbox, a partir das 21h30.
Numa união performativa de luz, vídeo, voz e música eletrónica, o gnration recebe este sábado, a jovem compositora bracarense, Sara Marita. A sétima convidada do Radiografia, do espaço bracarense, apresenta ‘Psiconáutica’, a partir das 21h30, na blackbox.
Aos microfones da RUM, a artista, aponta que a criação faz uma cartografia sensorial da psique humana, num espaço de experimentação desarrumado. Vinca que ‘Psiconáutica’ surgiu de uma ideia de “exploração de várias camadas da mente e da psique, tanto nos seus estados mais de consciência como nos seus estados mais de inconsciência ou subconsciente” e de uma “reflexão sobre o mundo e o estado do mundo atual”.
Para concretizar este espetáculo, que já estava a ser “criado há uns meses”, a artista recrutou Bee Barros para assumir a componente multimédia, de luz e vídeo, e Inês Marques Fernandes para explorar a voz e a performance. Sara Marita recorda que o espetáculo surge a partir da “palavra, com o texto”, antes da parte musical, que espelha ideias que surgiram “antes de pensar no resto”.
Durante o espetáculo, o público é conduzido a acompanhar o espetáculo que se transforma numa instalação e a “questionar o seu papel de espetador passivo”. “Acho que o público já nem se vai perceber bem quando já estiver em modo de instalação”, acredita.