ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

RUM
Liliana Oliveira

Academia 24.04.2024 17H26

Projeto da UMinho dá voz "aos jovens sobre a Liberdade e o 25 de Abril”

Escrito por Liliana Oliveira
Na sessão foram ainda galardoados os vencedores do concurso “Conta-me o 25 de abril”, um desafio a que foram submetidos 129 projetos de Portugal continental e ilhas.
Ouça a reportagem aqui

false / 0:00

“Quem está fora de casa é livre e quem está dentro de casa não é livre”. É desta forma que as crianças de uma escola de Lisboa olham para o conceito de Liberdade. 


O BYou, um projeto do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, o financiado pela FCT, desafiou os jovens entre os 6 e os 18 anos, a refletir sobre o 25 de Abril.

A Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva acolheu, esta quarta-feira, a iniciativa, onde os estudantes de Ciências da Comunicação apresentaram leituras encenadas de textos alusivos à Revolução dos Cravos.


Sara Pereira, investigadora responsável do BYou, explica que “o objetivo é trazer os jovens para a linha da frente e dar-lhes voz sobre as questões da Liberdade e do 25 de Abril”. “A ideia é mesmo dar-lhes a palavra para pensarem o significado do 25 de Abril e também para lutarem e promoverem a liberdade”, acrescentou.

Para Sara Pereira, os jovens estudantes “têm noção daquilo que se passa e da necessidade de lutarmos pela liberdade e pela democracia”.


Os estudantes de Ciências da Comunicação fizeram “leituras encenadas, com textos e poemas alusivos ao 25 de Abril”. “Os jovens têm uma noção daquilo que se passa e da necessidade de lutarmos pela liberdade e pela democracia. Acho que é muito bom falar com eles, ouvi-los, trazer a voz para o espaço público, porque é uma voz nova, que é muito interessante de ouvir, mas que raramente é ouvida”, finalizou.

Na sessão foram ainda galardoados os vencedores do concurso “Conta-me o 25 de abril”, um desafio a que foram submetidos 129 projetos de Portugal continental e ilhas.

Deixa-nos uma mensagem