Academia 02.09.2025 14H54
Prémio salarial de 2024 começa a ser pago no final da próxima semana
Apoio foi criado pelo Governo de António Costa em 2023, para permitir que os jovens trabalhadores, até ao ano em que fazem 35 anos, possam pedir ao Estado a devolução das propinas
O prémio salarial relativo aos pedidos apresentados no ano de 2024 deverá ser pago “no final da segunda semana de setembro”, informou a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT). O valor deveria ter sido pago em julho, mas ainda não foi efetuado, sendo que o Governo “não estão a ser aceites novos pedidos”. “O prazo para submeter pedidos em 2025 ainda não foi anunciado”.
O apoio foi criado pelo Governo de António Costa em 2023, para permitir que os jovens, até aos 35 anos, que exercem a profissão em território nacional, possam pedir ao Estado a devolução das propinas, como reconhecimento da conclusão da licenciatura ou do mestrado.
No caso de uma licenciatura, o montante pago é de 697 euros e, no do mestrado, de 1500 euros (num mestrado integrado, os anos correspondentes à licenciatura dão direito a 697 euros e os referentes ao mestrado aos mesmos 1500 euros).
Este apoio destina-se aos jovens trabalhadores, residentes em território português, detentores do grau académico de licenciado ou de mestre, ou graus académicos estrangeiros reconhecidos com o nível, objetivos e natureza idêntico aos graus portugueses de licenciado ou de mestre, que reúnam, cumulativamente, os requisitos previstos.
A atribuição do prémio pela valorização profissional pressupõe o pagamento durante o número de anos correspondente ao número de anos equivalentes ao ciclo de estudos conducente à atribuição do grau académico subjacente.
Até ao final de maio de 2024, prazo estipulado para o efeito, foram recebidos 175.059 pedidos de atribuição do prémio salarial de valorização da qualificação.
c/Público