Regional 14.06.2022 13H36
Praia Fluvial de Adaúfe foi a primeira a hastear a bandeira azul em 2022
A crescente procura preocupa o presidente da Junta, Abel Gomes. Ricardo Rio espera que a Ecovia do Cávado ajude a diluir os visitantes por outras praias da margem, já em 2023.
A praia fluvial de Adaúfe, em Braga, foi a primeira praia de interior a hastear a bandeira azul, em 2022.
É o sétimo ano consecutivo, que o espaço conta com a distinção atribuída anualmente pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) a praias e marinas que cumpram um conjunto de requisitos de qualidade ambiental, segurança, bem-estar, infraestruturas de apoio, informação aos utentes e sensibilização ambiental.
Para o presidente da Câmara, Ricardo Rio, a escolha da ABAE “é o reconhecimento do mérito e da qualidade desta praia”. “É uma das melhores a nível nacional”, frisou o autarca.
Ao longo dos últimos anos, foram investidos neste local mais de 200 mil euros. A praia conta agora com “renovados equipamentos de fitness, equipamentos náuticos, um bar e um plano de inclusão para todos os cidadãos”. Além disso, a área envolvente cresceu três mil metros quadrados e foram adquiridos terrenos para “aumentar o parque de estacionamento e para a instalação da Ecovia”.
A praia fluvial de Adaúfe vai integrar a Ecovia do Cávado, que vai ligar Esposende a Terras de Bouro.
Ricardo Rio espera que os primeiros troços desta via de 18 quilómetros possam ser usados já em 2023. Em Braga, a autarquia esteve “a elaborar projetos por troços” e tem estado “em contacto com proprietários para negociações de cedências”.
Em Braga, duas das cinco praias fluviais contam com bandeira azul. Além de Adaúfe, a Praia Fluvial de Ponte do Bico, em Palmeira, também foi distinguida este ano. Sem Bandeira Azul continuam as praias de Merelim, Navarra e Cavadinho, que estão, neste momento, a ser intervencionadas.
“Há algum constrangimento no processo de execução da obra, num dos casos há também questões urbanísticas relacionadas com terrenos adjacentes, mas são questões ultrapassadas”, garantiu.
O autarca espera, por isso, que “no próximo ano estejam a funcionar em pleno, como praia balneares”.
No hastear da bandeira em Adaúfe, o presidente da Junta, Abel Gomes, manifestou preocupação com a crescente procura da praia fluvial da freguesia.
“Adaúfe está a pagar o preço do sucesso. É um espaço notável, com extraordinárias condições, e vai absorvendo grande parte da procura. Hoje, não tanto, porque temos a praia da Ponte do Bico e, no futuro, esperamos que as outras ajudem a diluir a carga”, assegurou Ricardo Rio.
A praia fluvial de Adaúfe é procurada por bracarenses e pessoas de outras regiões. Segundo o vereador do Ambiente, Altino Bessa, há pessoas de Matosinhos e Gaia, zonas balneares, que procura este espaço. “O objetivo é fazer disto um modelo e alargar a outras praias. Conseguimos o ano passado ter a praia de Ponte do Bico como praia balnear e, este ano, conseguimos ter bandeira azul”, denotou o vereador.
Em Merelim, não foi conseguida a bandeira por causa da “qualidade da água”, mas Bessa espera que, no próximo ano, já se consiga.
“Precisamos que a praia continue a evoluir. Há muita gente a passear aqui e a Ecovia será uma coisa importante. A ligação daqui a Palmeira era o ideal”, afirmou o presidente da Junta de Freguesia de Adaúfe.
Depois de Adaúfe, também em Palmeira será hasteada, esta terça-feira, a bandeira azul.