Regional 23.08.2024 15H17
Praia Fluvial de Adaúfe está mais inclusiva. CMB quer alargar medidas a daltónicos
Esta sexta-feira foi inaugurada uma mesa informativa em Braille, na Praia Fluvial de Adaúfe. Cerimónia fica marcada também pela recusa de alargamento do parque de estacionamento nesta praia.
Tornar as praias fluviais do concelho cada vez mais inclusivas. Este é o desígnio que levou à instalação, na Praia Fluvial de Adaúfe, de uma mesa informativa em Braille, de modo a pessoas com dificuldades visuais possam perceber onde encontrar e que serviços estão disponíveis no local.
A ideia, segundo o vereador Altino Bessa, passa por alargar esta prática a outras praias, nomeadamente, à do Cavadinho que o vereador acredita estará em pleno funcionamento no próximo ano, sendo intenção da autarquia apresentar uma candidatura para que possa receber Bandeira Azul. Também a praia de Merelim e da Ponte do Bico vão receber esta mesa, em que o município investiu 1.300 euros.
Outras das intervenções que terão lugar nas praias fluviais, no sentido de aumentar a inclusão de todos os munícipes, passa por instalar bandeiras para daltónicos. Reforçando assim as condições de segurança.
O presidente da Junta de Freguesia de Adaúfe, Abel Gomes, agradece a disponibilidade da câmara para, pouco a pouco, ir respondendo às "carências" da praia. Uma das reivindicações do autarca passa pelo estacionamento automóvel que deveria ser ampliado, visto que este ano o número de banhistas "duplicou" durante os meses de julho e agosto.
Ora, do lado da autarquia, Altino Bessa, declara que intervenções ao nível do parque de estacionamento não são prioritárias, pois podem criar uma maior pressão sobre a praia. O vereador considera premente, sim, o aumento do número de casas de banho.
Numa comparação com as praias do Algarve, o vereador frisa que muitas têm parques "20x piores", em terra batida "no meio do mato" ou simplesmente não existem. "Onde melhoraram o parque de estacionamento é pago. A dificuldade de estacionamento pode ser uma forma de dispersar as pessoas para outras respostas", conclui.
Todas as praias terão também um QR Code, com o intuito dos cidadãos participarem num inquérito de satisfação sobre as praias. A avaliação recai sobre a qualidade da água, serviço de apoio, infraestruturas, estacionamento, meios de salvamento, entre outros.