ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Adriana Monteiro/ RUM
Liliana Oliveira

Cultura 09.05.2024 14H57

Praça do Comércio em Braga acolhe obra de Joana Vasconcelos até dezembro de 2025

Escrito por Liliana Oliveira
Servindo-se de 255 molduras barrocas em bronze e de 510 espelhos, Joana Vasconcelos construiu uma máscara veneziana que pretende contribuir para a dinamização cultural da cidade de Braga. 
Declarações de Joana Vasconcelos e Ricardo Rio, na inauguração da escultura

false / 0:00

A escultura “l'Il Be Your Mirror #1, 2018”, da artista plástica Joana Vasconcelos, estará, até dezembro de 2025, na Praça do Comércio, em Braga. A peça, que foi inaugurada esta quinta-feira, integra a coleção da Sonae Sierra e foi cedida ao Município de Braga. 


“Esta obra foi feita para o Guggenheim em Bilbao, em 2018, para mostrar ao mundo o que eram as diferentes facetas da minha obra. Os diferentes espelhos são as diferentes obras que eu fui fazendo e queria mostrar ao mundo a quantidade de peças e de identidades que eu tinha enquanto artista”, começou por explicar a artista.

Servindo-se de 255 molduras barrocas em bronze, desenhadas por si, e de 510 espelhos sobrepostos como se de escamas se tratasse, Joana Vasconcelos construiu uma máscara veneziana. A arte, visível no interior e no exterior da peça, pretende mostrar a forma como “comunica com o mundo, através de diferentes facetas da sua personalidade, e a relação com os países e pessoas que vai conhecendo”.


“Braga é uma cidade que revela, através desta iniciativa, a sua consciência cultural”, disse o presidente da Câmara, Ricardo Rio. Valorizando a “promoção de uma acessibilidade da cultura a todos os cidadãos e àqueles que visitam” a cidade, o autarca frisou que o município pretende “que a Cultura esteja presente em todas as etapas do desenvolvimento do território, usando-a como fonte de competitividade, de formação, de criatividade e de inclusão social”. Além disso, Rio manifestou “muito orgulho” por Braga ser uma cidade que “usa o espaço público para a concretização de múltiplas manifestações culturais”. “Nesta peça, I'll Be Your Mirror, Joana Vasconcelos revela todo o seu talento, toda a sua criatividade e é também, seguramente, aqui um fator fundamental, muito interessante, de revitalização acrescida de todo este espaço”, acrescentou.


Cristina Santos, da Sonae Sierra, proprietária da peça, apontou “o compromisso com a vitalidade cultural da cidade de Braga ao ceder a escultura para exposição”. “Esta iniciativa não apenas enriquece o ambiente do mercado, como também convida a comunidade a envolver-se mais profundamente com a arte, reforçando o papel desta nova centralidade como um ponto de encontro para a socialização, expressão e a apreciação cultural”, acrescentou. A instalação da peça na Praça do Comércio contou ainda com o apoio de mecenas, que, por exemplo, financiaram a construção da base que acolhe a escultura. 

Deixa-nos uma mensagem