ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Vanessa Batista / RUM
Vanessa Batista

Regional 27.12.2023 08H12

Ponto de Fuga pode ser alargado ao concelho de Braga

Escrito por Vanessa Batista
Projeto do Centro Social do Vale do Homem tem como foco adultos com doença mental. O objetivo passa por ajudar na sua integração na comunidade através da arte. 

O Ponto de Fuga poderá ser alargado ao concelho de Braga. O projeto do Centro Social do Vale do Homem (CSVH) tem como objetivo melhorar a condição de saúde mental de adultos que sofrem com patologias do foro mental através da arte. Trata-se de uma resposta totalmente gratuita.


Recentemente, o trabalho realizado nos concelhos de Amares, Terras de Bouro, Póvoa de Lanhoso e Vila Verde venceu o terceiro lugar na 14ª edição do Prémio Manuel António da Mota.


Até ao momento, esta resposta já chegou a 230 pessoas, sendo que o presidente da direção, Jorge Pereira, acredita que poderá ser alargada.


O projeto Ponto de Fuga começou por ser financiado pelo Portugal Inovação Social, contudo, em 2022 o apoio chegou ao fim. Jorge Pereira avança que o centro irá submeter uma nova candidatura ao programa, de modo a aumentar a periodicidade do projeto e alargar o mesmo a outros concelhos como o de Braga. 


O principal entrave ao projeto, segundo o presidente, são os custos com recursos humanos e material para as atividades desenvolvidas como barro ou pinturas. Quanto às instalações onde são realizadas as atividades são sediadas pelos concelhos parceiros.


O CSVH está comprometido com uma melhor saúde mental. Nesse sentido, deu entrada com uma candidatura para a reconstrução e ampliação da Casa da Citânia, na freguesia de Ponte S. Vicente, em Vila Verde, onde o objetivo passa por criar uma "resposta de residência de apoio moderado", ou seja, "um lar na área da saúde mental" que irá funcionar de forma complementar à equipa de apoio ao domicílio.


O projeto Ponto de Fuga é direcionado para adultos com doença mental grave e com moderado ou reduzido grau de incapacidade psicossocial, com disfuncionalidades nas áreas relacional, ocupacional e de integração social dos concelhos de Amares, Povoa de Lanhoso, Terras de Bouro e Vila Verde. 

Deixa-nos uma mensagem