Cultura 18.03.2022 14H07
Pluto, Filho da Mãe, Erika de Casier, Nite Jewel e KeiyaA atuam no gnration
O 'Open Day' está de regresso.
A celebração dos nove anos do gnration é um dos pontos altos da programação da sala bracarense para os próximos três meses. O cartaz foi apresentado esta sexta-feira.
A propósito do nono aniversário, a 30 de abril, é organizado o ‘Open Day’, depois de dois anos de interrupção devido à pandemia, com concertos de Pluto, banda formada por nomes como Manel Cruz e Peixe, ex-Ornatos Violeta, Erika de Casier, cantora e produtora nascida em Portugal e radicada na Dinamarca, Ko Shin Moon, duo composto por Axel Moon e Niko Shin, e de Isa Leen, o novo projeto a solo de Rita Sampaio.
Destaque ainda para dois projetos de comunidade: o Ensemble Caleidoscópio, conduzido pelo músico Bruno Pernadas, no âmbito do projeto do programa em rede Caleidoscópio e que integra músicos provenientes das cidades de Braga, Barcelos, Fafe e Guimarães, e a Orquestra de Dispositivos Eletrónicos, promovida pelo Circuito – Serviço Educativo Braga Media Arts, com direção artística do músico Pedro Augusto.
A noite vai encerrar com a Wav.in, o mais recente coletivo bracarense dedicado à criação e promoção da música eletrónica, que apresenta um concerto de Stereoacid e dj sets de João Lotes e Mingote.
Já o programa regular de música arranca com o guitarrista português Filho da Mãe, no dia 9 de abril, prosseguindo, cinco dias depois, com a artista turca, radicada no Porto, Ece Canlı, e a ativista, performer e produtora trans Odete.
No dia 31, o grnation recebe o concerto dos norte-americanos Lightning Bolt, duo rock frenético composto por Brian Chippendale, na bateria, e Brian Gibon, na guitarra.
No âmbito do programa de apoio à criação artística local, ‘Trabalho da Casa’, Tiago Sampaio apresenta um novo EP do seu trabalho a solo enquanto St. James Park, a 3 de junho. A cantora, compositora, produtora e multi-instrumentista norte-americana KeiyaA, que adiou a sua digressão em Portugal prevista para o final do ano passado, atua a 8 de junho em Braga. Uma semana depois é a vez de Nite Jewel, cantora e compositora de pop eletrónica, também natural dos Estados Unidos da América.
A fechar o programa de música para o próximo trimestre, a 18 de junho, o coletivo artístico e plataforma de edição e distribuição de música Monster Jinx apresenta Monster Jinx Cromática, numa tarde que celebra a fusão artística que habita entre a música, o design e a ilustração, espelhada em concertos de Stray e Don Pie Pie, e dj sets de Liquid e E.A.R.L .
Index inserida na programação
No âmbito da primeira edição da bienal de arte e tecnologia Index, promovida pela Braga Media Arts e a decorrer de 12 a 22 de maio em diversos locais de Braga, o gnration acolhe as performances de People Like Us, projeto de colagem audiovisual da autoria da britânica Vicki Bennet e do alemão Florian Hecker.
Já no programa de exposições, também em parceria com a bienal de arte e tecnologia index, Florian Hecker apresenta uma nova exposição em parceria com o gnration, patente entre 12 de maio e 2 de julho. O artista português Jonathan Uliel Saldanha vai dar a conhecer a instalação Lago Libidinal, desenvolvida em contexto de residência artística no INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, no âmbito do programa Scale Travels. A instalação estará patente de 12 de maio a 15 de agosto.
O trimestre de abril a junho marca também o arranque de 'Ecotactics', ciclo de conversas online sobre práticas de investigação ambiental conduzidas e programadas por Margarida Mendes, investigadora hidrossónica, curadora e ambientalista.
Os primeiros convidados são Steve Feld, antropólogo, músico e artista sonoro, e Godofredo Pereira, arquiteto que tem vindo a investigar, publicar e expor sobre a arquitetura ambiental e política colética. As conversas decorrem a 20 de abril e 22 de junho, respetivamente, com transmissão nos canais de comunicação do gnration.
Também com foco no online, o ciclo de programação carateriza-se por mais três sessões, com novas obras encomendas que estabelecem pontes com o programa presencial do gnration, nos domínios da música, arte e tecnologia. A 8 de abril, o artista media Miguel Carvalhais e a artista e investigadora Rosemary Lee apresentam a peça audiovisual “Myth; Magic; Machines”. A 27 de maio, é exibido o encontro que coloca em palco a baterista, percussionista e compositora japonesa Ikue Mori e os percussionistas Nuno Aroso e João Miguel Braga Simões.
Cinema e dança marcam próximos meses
A 7 de junho, estreia a parceria entre o gnration, Culturgest e Canal180, que se juntaram para criar Jogo Cruzado, onde uma curta-metragem de um artista visual será entregue a um músico para fazer a sua banda sonora e, ao mesmo tempo, uma composição musical será dada a um cineasta para que crie o seu filme.
Todas as imagens e músicas são originais e serão estreadas nestas obras. Neste primeiro volume, um filme de Gemma Green-Hope será criado a partir de uma composição musical da portuguesa Surma e o músico norte-americano Jim O’Rourke vai criar uma banda-sonora para um filme de Lois Patiño.
No programa de dança, o laboratório de transcriação coreográfica Guelra, desenvolvido pela Arte Total, convida a coreógrafa e performer Gabriela Barros. ‘Res Nulius’ será desenvolvido ao longo de uma semana em contexto de residência artística e apresentado ao público a 9 de junho.
A partir da próxima terça-feira estarão abertas as candidaturas ao programa de residências artísticas Laboratórios de Verão, este ano em parceria com o CIAJG – Centro Internacional de Artes José de Guimarães, em Guimarães.
A open call é destinada a artistas ou coletividades residentes no distrito de Braga, ou cujos elementos são naturais do distrito de Braga, que se proponham a desenvolver conteúdos artísticos originais nos domínios da imagem, som, performance, interatividade, música, dança ou cruzamento entre as áreas anteriormente descritas. As candidaturas devem ser feitas através do site do gnration.