Regional 19.01.2024 11H51
Pedro Sousa será o nome indicado pela concelhia de Braga para as listas do PS
Este sábado, há reunião da Comissão Política Distrital pelas 18h00.
Pedro Sousa será o nome indicado pela concelhia de Braga do PS para a lista pelo distrito. O nome foi escolhido na reunião da Comissão Política do PS Braga, esta quinta-feira à noite, que contou com a totalidade dos comissários políticos. Este sábado, 20 de janeiro, está prevista uma reunião da Comissão Política Distrital pelas 18h00.
Na corrida estavam a atual deputada e membro da mesa da Assembleia da República Palmira Maciel e Diogo Cunha eleito deputado nas legislativas de 2022.
A RUM sabe que o cabeça de lista pelo distrito deverá ser apontado pelo Secretário-Geral dos socialistas, Pedro Nuno Santos, e ao que a Universitária conseguiu apurar o nome escolhido será, uma vez mais, o de José Luís Carneiro. Quanto ao atual presidente da Comissão Política Concelhia do PS Braga, Pedro Sousa, deverá integrar o lote dos diretamente elegíveis.
"Quando coloquei o meu nome à consideração do secretariado concelhio tive um apoio esmagador da maioria do órgão executivo e, em função dessa escolha senti a obrigação de me disponibilizar até porque tinha essa vontade", avança aos microfones da RUM.
Pedro Sousa considera que o seu nome surge de um "debate franco e aberto". Desta forma, o peso institucional e a questão institucional pesaram para a escolha do nome de Pedro Sousa. "Não é igual ser deputado a pessoa A ou B se podemos ter na Assembleia da República o presidente do partido", declara. "Defendi que era muito importante dar mais voz ao PS Braga", acrescenta.
"Sempre disponível" para a corrida à Câmara Municipal de Braga nas autarquicas de 2025.
Em 2025, os cidadãos são novamente chamados às urnas desta feita para as autárquicas. A quando da sua eleição como presidente da Comissão Política Concelhia do PS Braga, em 2022, Pedro Sousa admitiu que estaria disponível para ser candidato à presidência do Município de Braga. Ora, quase dois anos depois diz estar “preparado para essa função”, mas frisa que esse processo será resultado de um debate interno “sem interferência nacional” que não esconde “criaram divisões e fraturas” no passado.
“Vamos apresentar um candidato, em 2025, bem preparado”, assegura.
Pedro Sousa acredita que o Partido Socialista estará “melhor posicionado por si próprio”, mas também porque chega ao fim o ciclo de Ricardo Rio como presidente do Município de Braga. Recorde-se que está atualmente a cumprir o terceiro mandato à frente da autarquia bracarense.
“É o único ator do atual executivo a quem ainda reconhecemos alguma dimensão e intervenção política com dignidade”, afirma.