Desporto 22.08.2025 14H28
Pedro Sousa é candidato à presidência para "modernizar "a AF Braga
A eleição decorre a 12 de setembro.
Um projeto fresco, de modernização, de ambição e futuro. Este é o resumo da candidatura de Pedro Sousa à presidência da Associação de Futebol de Braga. O dirigente explica, aos microfones da RUM, que possui uma visão oposta ao da atual direção da entidade. Para Pedro Sousa, é preciso valorizar os clubes, aumentar receitas, “modernizar a associação”.
Aposta ainda na formação e qualificação com o ‘Braga Football Hub’ em parceria com a Universidade do Minho, a criação de uma academia de arbitragem, e na criação da AF Braga TV, que poderia, na ótica do candidato, ser uma “fonte de renda” para a associação. “O futebol é uma indústria, é um negócio e tem de ser monetizado. Esse valor tem de ser captado dentro da associação e há muitas maneiras de o fazer, que hoje a associação tem ao seu dispor, mas que não sabe ou não quer usar”, vinca.
Esta quarta-feira, João Faria Gayo anunciou a desistência da candidatura para apoiar Pedro Sousa, pois havia uma convergência de ideias, destaca o candidato. Avança que o acordo levou com que a candidatura incluísse dois nomes na lista: Isabel Alexandra Lestra Gonçalves, como presidente do Conselho de Disciplina e João Costa, presidente do Conselho de Arbitragem será o João Costa.
Com uma ligação de longa data ao futebol, primeiro como atleta e depois como dirigente, Pedro Sousa aponta um “esvaziamento e desvalorização” da entidade. A AFB, na sua opinião, “tem claramente que se reposicionar e de reconquistar um espaço de intervenção institucional à altura da sua grandeza e à altura da sua história”
Apresenta ainda propostas como a construção da Casa do Futebol Distrital e a aposta na inovação nos quadros competitivos. Entre os apoios, afirma ter “quase uma centena de clubes”, desde os profissionais aos clubes amadores. “Temos apoios em todos os 14 conselhos do distrito”.
Também se apresenta ao sufrágio Miguel Azevedo, vice-presidente da atual direção. A eleição decorre a 12 de setembro.