Regional 15.07.2023 13H01
PAN Braga quer saber impacto local dos apoios do ICNF
Em causa estão candidaturas municipais aos programas do ICNF de apoio ao bem-estar animal.
O deputado municipal de Braga do PAN, Tiago Teixeira, questionou o executivo municipal sobre o impacto a nível local da "verba disponível no aviso do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas - ICNF (6) -, conquistado pelo PAN nas negociações para o Orçamento de Estado de 2023". Em causa estão candidaturas municipais aos programas do ICNF de apoio ao bem-estar animal.
Em comunicado, o partido esclarece que "as questões foram levantadas no seguimento do acompanhamento realizado pelo partido das políticas da área animal implementadas na cidade, neste caso relativo à campanha de prestação de serviços veterinários de assistência de animais de famílias carenciadas através dos municípios".
Segundo Tiago Teixeira, “o valor de 20 mil euros é extremamente importante para a implementação mais alargada de políticas de bem-estar animal na cidade, neste caso específico, no apoio à melhoria da prestação de serviços veterinários a animais de famílias carenciadas".
Tiago Teixeira acrescenta ainda que “especialmente numa fase em que muitas famílias estão no limite das suas capacidades financeiras, este apoio seria uma benesse muito relevante para as mesmas". "Para além disso é importante esta assistência de forma a evitar também um aumento exponencial de casos de abandono animal", acrescentou.
O PAN evidencia ainda que se tem sentido "uma maior sensibilidade para o tema animal nos últimos anos no país e também em Braga, quer na população, quer no executivo". Ainda assim, o partido de Inês Sousa Real considera que há ainda "um caminho a percorrer" para se ter "uma cidade absolutamente comprometida com o respeito pelo bem-estar animal".